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domingo, 30 de outubro de 2011

O Poder de Persuasão de Um Cardápio

O profissional que desejar trabalhar com a área de alimentação precisa levar em consideração vários aspectos no planejamento de refeições saudáveis e deve ofertar uma alimentação nutritiva, saborosa e atrativa para os seus clientes.
A escolha de alimentos disponíveis na sua região é muito importante, pois garante o consumo de produtos frescos e mais baratos. 


No preparo das refeições a preocupação com a  higiene é essencial, pois muitas doenças podem ser causadas pelo manuseio inadequado dos alimentos. Isto já sabemos, mas outro aspecto que merece atenção por ser um dos principais instrumentos de marketing em um restaurante é o cardápio. É o meio primordial de informação, venda e publicidade. Não pode ser feito de forma desmazelada, pois tem como finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e bebidas. Por isso, seu planejamento e elaboração devem ser cuidadosos, transmitido a forma de que se deseja que o restaurante seja conhecido pelo consumidor. 
Tal a importância, cardápio é o primeiro componente em que se pensa quando da decisão de abrir um restaurante, bar ou lanchonete. O seu conteúdo exige dedicação e conhecimento de alguns aspectos a serem observados atentamente: quais os consumidores que deseja atingir e o que esses consumidores consomem e as suas preferências, se o espaço físico da cozinha comporta um volume maior de itens no cardápio, a quantidade de refeições, equipamentos e utensílios, horários (abre para almoço e/ou janta...), a mão de obra empregada. Ademais, a qualidade na composição do cardápio, quanto ao seu conteúdo,  o fator nutricional, a variedade de cores,  a quantidade de todos os grupos alimentares, a conformidade entre os pratos faz um cardápio vitorioso e que atrairá clientes.
“Quanto à apresentação do cardápio, é importante quando se fala em amor à primeira vista”. Ou será um cardápio atraente aos olhos do consumidor ou de cara, causará aversão. As letras devem ser de bom tamanho, com cor nítida, sem muitos elementos gráficos, com ingredientes de época (para que não corra o risco de constantemente haver a falta deles)  de bom tamanho e formato para facilitar o seu manuseio.
 Como diz Lourdes Barbosa, coordenadora do curso de Hotelaria na UFPE, em Teoria e Prática de Alimentos, o cardápio é um instrumento de venda e, como tal, deve facilitar a vida do restaurante, do garçom e do cliente. Entretanto, alguns estabelecimentos ainda falham na sua concepção, não tirando proveito do grande potencial que tem.

Cardápio, seu planejamento faz toda a diferença; Cardápio é uma lista de preparações culinárias que compõem uma refeição ou lista de alimentos de todas as refeições de um dia ou período determinado. A importância do cardápio é grande, pois é a primeira coisa a ser feita numa unidade de produção de refeições. A partir dele será possível definir não apenas a lista de alimentos, condimentos e bebidas a serem adquiridos, como também os equipamentos e os utensílios necessários para preparar e servir os alimentos listados. Para um cardápio ser saudável, deve-se respeitar princípios de quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia.

A qualidade dos alimentos é essencial para se ter um cardápio saudável. O alimento pode estar em quantidade adequada, mas se, por exemplo, estiver contaminado, apresentar excesso de gordura ou estiver mal conservado não trará benefícios à saúde, podendo até mesmo provocar ou agravar doenças.

É importante que no cardápio tenha pelo menos um alimento de cada grupo, pois assim o equilíbrio de nutrientes é alcançado. Os alimentos podem ser divididos em seis grandes grupos: pães e cereais; feijões; frutas e hortaliças; carnes; leites e derivados; e doces e gorduras. Cada um desses grupos alimentares fornece nutrientes, que são substâncias que agem no corpo na produção de energia (carboidratos e lipídeos), na
construção dos tecidos (proteínas, minerais e água) e na regulação das funções do organismo (vitaminas e minerais).

O restaurante ou outro estabelecimento que trabalhe com a oferta de alimentos consegue, através de um cardápio variado  semanalmente agradar a todos os clientes, os gostos, colocando diversidade de oferta de alimentos(há quem goste de carne vermelha, outro de carne branca, e ainda quem só goste de saladas variadas), quando os alimentos forem no sistema de Buffet. Se aderir ao a La carte, em que o cliente escolhe os alimentos através da carta,  o cardápio deverá ter pratos de todos os grupos alimentares para que se possa fazer uma refeição completa e dar oportunidade de escolha ao cliente. Porém, não deverá ser extenso demais,  para que a cozinha esteja adequada à exigência dos ingredientes, para que estes sejam frescos. Um cardápio pensado e bem elaborado, com receitas acessíveis, saborosas e fáceis de serem elaboradas não sobrecarrega a cozinha com pedidos trabalhosos demais, difíceis demais, não atrasa pedidos...

A máxima de que não comemos só com a boca, mas com todos os nossos sentidos, é a pura verdade.  Ao ver um alimento bem preparado ou um prato bem bonito e arrumado, sentir o cheiro gostoso de uma preparação já nos faz sentir a sensação de “dar água na boca”.
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