lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diferenças Entre Diet, Light e Zero


Muitas pessoas não sabem diferenciar, havendo  uma confusão entre os alimentos diet,  light e zero. Há, no mercado, uma quantidade incrível desses produtos. Diabéticos devem consumir alimentos diet ou light? E para quem sofre com o excesso de peso e quer emagrecer, qual é o mais indicado? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet...

Diet

O alimento Diet é formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado 100% de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional.
São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.
Indicado para: Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos). Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos.
Entendendo o Rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.
Preste Atenção: É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

Light

Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.
São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.
Indicado Para: Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso.
Entendendo o Rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.
Preste Atenção: Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. Mas o consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não exagere na dose!

Zero

Assim como o alimento Diet, possui a exclusão total de algum componente, e pode ser Zero Açúcar, Zero Gordura, Zero Sódio, entre outros. Quando um alimento é Zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes.
Esse termo foi lançado nos refrigerantes e significa que o produto tem como caracteristica comum a ausência de açucar. São usados ingredientes modernos que tentam aproximar ao máximo do sabor da versão original.
Indicado Para: pessoas com diabetes ou que desejam manter o peso.

Dicas Importantes:
  • Ao consumir estes tipos de produtos, procure no rótulo para saber qual ingrediente que está alterado em relação à fórmula original. Por exemplo, há queijos que perderam gordura, mas ganharam sal. Assim não devem ser consumidos por pessoas com pressão alta. Se tiver dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
  • Não consuma abusivamente os produtos light que substituem o açúcar por adoçantes, pois seu consumo exagerado pode trazer desconfortos gástricos. Planeje com seu médico a inclusão desses produtos na sua alimentação.
  • O chocolate diet engorda tanto quanto o normal, pois não tem açúcar, mas tem gordura. Para os refrigerantes, não faz diferença se são diet ou light, porque os originais já não têm gordura, só açúcar. Portanto, os diet e light são caloria zero.
  • Para emagrecer, ao ingerir os produtos light, você deve comer na mesma quantidade que você comia os produtos normais. Um grande erro é que as pessoas exageram no consumo do produto light e podem até engordar.









quarta-feira, 23 de maio de 2012

Facilite Sua Vida


        Cada coisa no seu lugar




Despensa Organizada

Com os mantimentos bem organizados você encontra facilmente os ingredientes que precisa e agiliza a rotina na cozinha. Uma das coisas mais frustrantes é começar a preparar uma deliciosa receita e descobrir, no meio da tarefa, que está faltando um dos ingredientes. 
Ter um bom estoque de despensa só é bom se você sabe o que você tem e pode encontrar as coisas facilmente. Uma despensa organizada deixa mais prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar a seu alcance num piscar de olhos. Situações como esta podem ser evitadas se a despensa estiver bem organizada. 
  •  Esvazie todas as prateleiras, não tente arrumar somente movendo as coisas de lugar.
  •  Coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.
  •  Limpe e seque tudo com um pano úmido com alcool e em seguida seque com outro pano e deixa bem ventilado.
  • Não hesite em jogar fora comida velha ou itens que você possa não usar de novo.
  • Passe algum tempo fazendo o pré-planejamento de seu armazenamento antes de começar a arrumação da despensa.
  •  Agrupe os itens por categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos; outra para produtos em lata, como milho-verde, ervilha, extrato de tomate e creme de leite; uma terceira para ingredientes de confeitaria, como açúcar, chocolate granulado, coco ralado e achocolatado; e assim poJunte itens pequenos em uma caixa ou vasilha plástica. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.
  •  Coloque tudo em seus devidos lugares, e ao mesmo tempo, faça duas listas: uma é a de compras, com os itens que estão faltando e a outra é de idéias de como tornar sua despensa mais funcional.
  •  Deixe os produtos procurados com mais freqüência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos. Para organizar prateleiras profundas, que permitem que os produtos da fileira de trás fiquem mais altos e acessíveis. E você ainda pode aproveitar para guardar latas debaixo do degrau mais alto.
  •  Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel - guardanapos, toalhas e pratos descartáveis - e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.
  •  Os alimentos devem ser organizados levando-se em conta seu prazo de validade. Os produtos comprados mais recentemente devem ir para o fundo do armário e os mais antigos, puxados para a fileira da frente.
  •  Guarde produtos de limpeza longe da comida.
  •  Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas.
  • Cebola e alho devem ser arrumados em cestas, e nunca em recipientes fechados e abafados, que aceleram sua deterioração.
  •  Os temperos e especiarias que já vêm em potes com tampa devem ser conservados assim; os demais, transferidos para recipientes bem fechados. Nesse caso, lembre-se de colar uma etiqueta identificando a data de validade do produto. 
  • Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Mas atenção: depois de abertas, suas embalagens devem ser vedadas com papel-filme ou guardadas na geladeira, para que os produtos não amoleçam nem corram o risco de se estragar.
  • Grãos, farinhas e macarrão devem ser armazenados em potes de vidro, que facilitam a visualização
  • Acrescente uma folha de louro ou uma pimenta - crua é claro! - dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto o louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes da despensa.
  •  Bebidas podem ser dispostas em fileiras na prateleira mais alta do armário, para dificultar o acesso das crianças. Se não tiver uma adega para os vinhos, use a despensa e armazene-os deitados para que a rolha não seque e a bebida estrague.
  • Se tiver espaço na parede ou porta de sua despensa, pendure ganchos onde possa pendurar a vassoura, um quadro de anotações para a lista de compras e outras coisas que tornem sua arrumação mais fácil.
 
fontes: www.organizesuavida.com.br e www.sadia.com.br/dicas


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prato Saudável

Como Montar Um Prato Saboroso e  Saudável


Conforme orientação nutricional, as necessidades de cada nutriente variam de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, altura, peso e atividade física. Mas as bases da alimentação saudável são as mesmas para todo mundo. Ou seja, uma alimentação equilibrada sempre funciona para quem quer qualidade de vida. Para isso, a combinação dos alimentos é muito importante.

Os carboidratos representam a base da alimentação. Portanto, devem estar presentes nas três principais refeições. No café da manhã, boas opções de carboidratos são: pães, torradas, biscoitos integrais e cereais matinais à base de milho e trigo. No almoço e no jantar, as opções saudáveis que fornecem este nutriente são: arroz, massa, batata, mandioca ou mesmo um pão integral, para um sanduíche prático, por exemplo.

As proteínas também devem fazer parte das refeições. Elas aparecem no leite, nos iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos e frios, além dos feijões, ervilhas e lentilhas.

E os vegetais, fundamentais para equilibrar o seu prato, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Eles aparecem nas frutas, verduras e legumes.


                                           Como Ter Uma Refeicão balanceada

Fala-se muito que a alimentação balanceada é essencial para se ter saúde e bem-estar. E que desta maneira previne-se diversos males decorrentes da má alimentação, como colesterol e triglicérides, por exemplo, além de ajudar a manter a forma, garantir a longevidade e disposição. Mas sabemos realmente como ter uma alimentação saudável?
A melhor maneira é incluir, em cada refeição, um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas e vegetais.
Basicamente, para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.
Esses alimentos se dividem em grupos alimentares.  Abaixo saberemos quais são esses grupos, a freqüência com que devem ser consumidos, suas funções e os alimentos que compõe cada um deles.

Grupo dos Cereais: Neste grupo estão presentes os principais alimentos fonte de carboidratos, como: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Principal fonte de energia, todas as refeições devem ter pelo menos 1 alimento desse grupo. 
 
Grupo das Frutas: A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. Por isso, é recomendado o consumo diário de alimentos deste grupo.

Grupo das Hortaliças: Pertencem a este grupo alimentos como: alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. Assim como o grupo das frutas, a principal função deste grupo é fornecer os minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles também devem ser consumidos diariamente.

Grupo do Leite e Derivados: A este grupo pertencem o leite e todos os seus derivados, requeijão, todos os tipos de queijo e iogurtes. O consumo diário desses alimentos é essencial para se obter o cálcio responsável pela saúde dos seus ossos, além de fontes de proteína. Mas prefira sempre os alimentos com menos quantidade de gordura como: leites e iogurtes desnatados e queijos como ricota, minas, branco, etc.

Grupo da Carnes: Além das carnes bovinas, de frango e peixe, os ovos também pertencem a este grupo. É o grupo responsável por fornecer proteínas a nossa alimentação, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12. Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um alimento deste grupo, dando sempre preferência a preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

Grupo das Leguminosas: Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha estão presentes neste grupo. Suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Por estes e outros motivos é importante que consuma pelo menos uma porção desses alimentos por dia.

Grupo das Gorduras: Pertencem a este grupo todos os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola, etc), manteigas e margarinas, além de banha, toucinho, entre outros alimentos. As gorduras são fontes de energia, contém 9 kcal por grama, além de serem essenciais como veículo de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. Prefira sempre as gorduras de origem vegetal.

Grupo dos Doces e Açúcares: As maiores tentações pertencem a este grupo: bolos, tortas, chocolate, sorvete, açúcar, mel, balas, enfim, doces em geral. O açúcar também é fonte de energia, mas seu consumo deve ser moderado, pois o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. 

Fontes para este artigo:   
Camila Rebouças de Castro (Nutricionista - CRN-3 14.112) e  www.sadia.com.br/


Como Ler Os Rótulos Nas Embalagens de Alimentos

A tabela nutricional

 Leitura dos Rótulos
Quando escolhemos um alimento, é muito importante entender o quanto ele pode contribuir para uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, precisamos  entender os rótulos e o significado de cada informação que ele traz, incluindo cada item da tabela nutricional.

A ANVISA, órgão regulatório do governo, determina que todas as embalagens de alimentos industrializados devem trazer:

- Tabela nutricional com os valores de energia, carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e teor de sódio.
- Relação de todos os ingredientes começando pelo que aparece em maior quantidade até aquele em menor quantidade.
- Conteúdo líquido (quantidade, peso ou volume) do produto e seu método de conservação, para que você saiba como guardá-lo de forma correta.
- Indicação obrigatória da presença de Glúten, uma proteína presente em alguns alimentos como a cevada, o trigo e o centeio, que não pode ser consumida por pessoas com a doença chamada Celíaca.

Tendo essas informações em mãos, podemos comparar um alimento com outro, avaliando o conteúdo da embalagem e a quantidade de nutrientes de cada um. Lembrando sempre que podemos consumir todos os tipos de alimento, desde que seja com moderação.

Tabela Nutricional
 A tabela com informações nutricionais, obrigatória por lei, deve indicar os valores de alguns nutrientes, como os carboidratos, as proteínas, as gorduras totais, saturadas e trans, além do teor de fibras, sódio e energia.

Esses valores são apresentados de duas formas: o quanto a porção fornece daquele nutriente (em gramas ou miligramas, dependendo do nutriente) e o quanto esta quantidade representa em relação ao consumo calórico de uma dieta de 2000 calorias, conhecido como Valor Diário ou VD.

O tamanho das porções deve aparecer em gramas e em medidas caseiras (colheres de sopa ou xícaras, por exemplo) e pode variar, mas geralmente são padronizados conforme o tipo de alimento, para que fique mais fácil de comparar os valores nutricionais entre dois produtos semelhantes, de marcas diferentes.


O primeiro valor que aparece na tabela é a quantidade total de calorias por porção. Em seguida, cada um dos nutrientes:

- os carboidratos fornecem energia e têm 4 calorias por grama, assim como as proteínas. O que quer dizer que se um alimento fornece 10 gramas de carboidratos e 5 gramas de proteínas, isto significa que aquela porção tem 60 calorias fornecidas por estes nutrientes (10 g X 4 kcal dos carboidratos e 5 g X 4 kcal de proteínas).

-  as gorduras, por sua vez, fornecem 9 calorias por grama. Na tabela, aparecem diferentes tipos de gorduras: as gorduras totais, saturadas, trans, colesterol e, não obrigatoriamente, as gorduras insaturadas. As gorduras totais são o somatório de todas as gorduras.
Atenção para as gorduras saturadas, geralmente presentes em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, leite, queijos, manteiga e iogurtes integrais. O seu consumo elevado aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- as gorduras trans, por sua vez, são gorduras vegetais que passaram pelo processo de hidrogenação e ficaram parecidas com as gorduras saturadas. Elas são adicionadas aos alimentos para dar sabor, textura e maior durabilidade, mas seu consumo excessivo pode trazer consequências parecidas às do consumo de gorduras saturadas.
- As gorduras insaturadas, que nem sempre aparecem nas tabelas nutricionais, são as gorduras boas, que colaboram para a redução do colesterol ruim no sangue.

- o sódio é o último nutriente que aparece na tabela e, apesar de muito importante para a saúde do corpo, também deve ser consumido na medida certa.

 Fonte para este artigo  http://www.sadia.com.br/vida-saudavel


sábado, 19 de maio de 2012

Alimentação Infantil


 

Uma alimentação saudável tem tudo a haver com boas práticas. E quando o assunto são crianças, nada é mais importante do que cuidar, não só do preparo, mas também, do que é preparado. 

Uma etapa muito importante na vida de qualquer ser humano é a infância, pois é nesse período que a estrutura do corpo irá se formar e aí entra a alimentação que deve ser saudável, balanceada e adequada para as crianças, para que elas possam ter um bom desenvolvimento. 

Por isso, os pais devem sempre estar muito atentos e se preocuparem com a alimentação de seus filhos. Para uma melhor alimentação o que deve ser retirado primeiramente do cardápio são os doces e gorduras. As frutas são ótima opção para uma alimentação mais saudável. Com as crianças, nada melhor do que fazer um acordo que deve ser o seguinte: de segunda a sextas feiras a sobremesa será apenas frutas, das mais variadas como: abacaxi, maça, uva, que contêm fibras de importância para a formação de qualquer ser humano, elas ajudam também na prevenção de várias doença.

 Portanto, deve haver um equilíbrio, propondo aos finais de semana aquilo o que elas mais gostam de comer como pizza, chocolate, sorvete e bolachas recheadas. Mas, durante a semana deve ser mantido fielmente o acordo de comer frutas, assados, legumes, feijão e tudo aquilo que faz bem a saúde, para poderem ter uma vida sadia. Uma alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. 

Todos conhecemos a pirâmide alimentar. Com uma ou outra mudança, a idéia continua a mesma que é:  topo da pirâmide, significa aquilo que devemos consumir em menor quantidade, e assim por diante. As orientações da pirâmide alimentar para a nutrição e para a alimentação infantil  sublinha a quantidade de cereais, vegetais, frutos, produtos lácteos, carne ou de leguminosas que as crianças devem comer diariamente, todos estes alimentos nutricionais fornecem uma boa nutrição tanto para crianças como para adultos.

 Algumas táticas podem aumentar o interesse dele. A principal delas é envolver seu filho no preparo dos alimentos. Pedir para ele misturar os ingredientes da salada, por exemplo, faz com que ele queira experimentar aquilo que fez. Até mesmo ajudar a colocar a mesa aumenta a participação da criança nestes momentos.

Outra tática são as idéias originais e criativas de pratos infantis decorados para alegrar e estimular a alimentação das crianças.
Divirta-se com estas lindas imagens. Há pratos bem elaborados, lógico, se você tiver tempo e paciência para fazer. Mas há, também, outros mais fáceis e lindos igualmente. 

    
   

    
 
 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tabuas de Corte Para a Cozinha


Qual a melhor tábua para ser usada na cozinha?
A de madeira, a de plástico ou a de vidro?
Que tábua de corte você usa para preparar carnes, legumes e temperos  ou na hora de cortar aquele chocolate ou as frutas para a sobremesa?

        

Ponto pacífico que a grande responsável pela contaminação dos alimentos é a falta de higienização adequada na cozinha. Mas outro fato que sabemos é que o uso de utensílios inadequados  e o uso incorreto dos utensílios de cozinha também se tornam  responsáveis pela contaminação dos alimentos.

Se a tábua de madeira for o item mais utilizado em sua cozinha, está na hora de tomar medidas emergenciais e aposentá-la imediatamente.Um dos perigos encontrados nas cozinhas são os utensílios de madeira. Está comprovado que tábuas, colheres, rolo de massa...... de madeira acumulam microrganismos, isto porque com o tempo vão se formando ranhuras e cortes e os "danados dos bichinhos" ficam nessas ranhuras, vão se acumulando microrganismos e restos de alimentos praticamente imperceptíveis. E é muito difícil retirá-los na lavagem. A madeira, além disso, acumula odores e manchas dos alimentos. O calor mata, a temperaturas altas, mas ninguém tem a paciência de ficar colocando a tábua dentro do forno a cada vez que for ser usada.

O uso da tábua e de outros utensílios de polietileno é recomendado pela  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, eles  devem ser descartados com o tempo porque ficam com cortes e ranhuras e acabam sofrendo dos mesmos problemas das tábuas de madeira: bactérias acumuladas nestas ranhuras e cortes. Mas se trocadas periodicamente e lavadas com água sanitária ou cloro,  são melhores opções que as de madeira.

Já,  as tábuas de vidro têm a vantagem de não acumularem cheiros, manchas, nem ficam com ranhuras.Portanto não abrigam microrganismos e podem ser lavadas  apenas com água e detergente e ficam  livres de contaminações.
Para completar, você pode dar um toque charmoso à cozinha, com itens coloridos.


Como lavar, secar e deixar a tábua sempre em ordem:


- Logo após o uso, a tábua deve ser lavada. Para durar bastante, sempre coloque o item em locais secos e nunca em lugares quentes.

- pendurar o item em um local longe da umidade para não ter problemas com bactérias e fungos mais tarde.

- corte de alguns alimentos requer cuidados especiais: cenoura, beterraba e pimentão podem colorir a tábua. Por isso, lave imediatamente.

- o ideal é mergulhar a tábua em uma solução de cloro.

- o recomendado mesmo é ter várias tábuas para utilidades diferentes; uma só para carne, outra para cortar uma fruta e por aí vai, principalmente para evitar contaminação. Para carnes vermelhas, usamos a tábua dessa cor. A verde serve para o corte de verduras, legumes e frutas. A amarela é utilizada para corte de aves. Já a de cor azul é dedicada aos peixes e frutos do mar, caso as tábuas sejam de polietileno.

- após o uso, mergulhe a tábua por 30 minutos em água sanitária. Para meio copo de água sanitária, coloque 2 l de água, assim, a limpeza será mais profunda.

- na hora de usar a tábua, coloque um pano-de-prato debaixo dele, assim, terá mais firmeza.



 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Situações Constrangedoras E Suas Soluções

O que fazer quando tem uma mosca na sopa? E se o copo chegar sujo de batom? Saiba como se comportar e o que esperar da casa


Achou uma minhoca na salada? O pessoal da mesa ao lado está fazendo baderna e quebrando o clima do seu jantarzinho romântico? O garçom está com o zíper da calça aberto? Certas providências precisam ser tomadas, mas não há motivo para armar um escândalo e se estressar. Afinal, essas e outras situações chatas (infelizmente) acontecem até nos melhores estabelecimentos.
Você, como cliente, deve usar o bom senso e saber como agir em determinadas situações, que no mínimo, são constrangedoras. Portanto, relaxe e espire fundo:
  • Tem um elemento estranho no meu prato (um pedaço de plástico, um cabelo, uma mosca etc)
O cliente deve chamar o garçom e mostrar o "brinde" que encontrou na comida. A conduta esperada é que o prato seja substituído por outro igual ou à escolha do cliente. Se o novo prato tem valor superior, uma forma de compensar o deslize é cobrar o valor do anterior, o mais barato.
  • Minha taça de vinho chegou à mesa com uma marca de batom na borda
A sujeira deve ser mostrada ao sommelier ou ao garçom. A taça deve ser imediatamente trocada, e não há problemas em aceitar um agrado do restaurante, como um petisco para acompanhar a bebida enquanto a comida não vem ou uma sobremesa de graça no final da refeiçãoMinha carne está muito mal passada
  • Deve-se informar o garçom assim que o prato chega à mesa e a falha é notada. Mas o correto mesmo é deixar claro o ponto desejado na hora de fazer o pedido. Muitas vezes, o "mal passado" do chef é diferente do imaginado pelo cliente. O mesmo serve para massas e risotos, normalmente servidos al dente (mais durinho). Aqui, a comida volta para a cozinha e, geralmente, o prato é trocado.
  • Tudo certo com o meu prato, mas o da minha companheira está trocado
Alerte o garçom enquanto ele ainda estiver servindo. Se o jantar for de casal, o correto é ele voltar com os dois pratos para a cozinha e servi-los juntos. Mas se a mesa for grande, o jeito é mantem o bom humor e beliscar a batata frita de seu vizinho enquanto espera a troca.
  • Quero comer este prato, mas não do jeito que está descrito no cardápio
Tem cliente que, quando faz o pedido, pede um filé a parmigiana sem queijo, um hambúrguer no prato e com o pão à parte ou um linguado Belle Meunière sem alcaparras. Até aí, tudo bem, mas o problema é quando ele quer substituir os ingredientes por outros, que nem sempre estão disponíveis. Neste caso, tudo vai depender da boa vontade do chef. Afinal, o que o restaurante tem para oferecer é o que está no cardápio, a cozinha não está lá para executar todo e qualquer prato que o cliente está com vontade de comer. Lembre-se: um estabelecimento comercial não é a sua casa.
  • O pessoal da mesa ao lado está falando alto e fazendo muita algazarra
Não faça "shhhh" ou dirija-se à turma barulhenta, isso só vai criar estresse e constrangimento. Chame o maître ou o garçom e exponha o seu problema. A melhor saída, aqui, é mudar de mesa.
  • O garçom está com o zíper da calça aberto
Essa é uma situação complicada. O melhor a fazer é chamar o maître e, com leveza e humor, comentar o que está acontecendo, sem fazer tempestade em copo d’água por uma razão tão prosaica. Coloque-se no lugar dele: se você estiver com uma alface grudada no dente, vai gostar de ser avisado sem alarde.
  • Um item que eu não consumi está aparecendo na conta
Chame o garçom ou o maître e mostre o item que está incluído erroneamente na conta. Mesmo que o restaurante tenha certeza de que o cliente consumiu a quarta ou quinta caipirinha, o correto é retirá-lo da nota. Sem discussão.

Idéias Simples Para Decoração de Mesas


Fazer uma decoração de mesa pode ser divertido e depois de tudo pronto você ficará muito satisfeito.O primeiro passo é escolher um lugar e escolher os objetos que vão compor esse jantar. Você pode usar uma única palheta de cor, ou tom sobre tom, ou misturar cores, deixando a decoração ais divertida. Pode usar diferentes padronagens, como listras sobre xadrez....

Quando estivermos colocando a mesa do dia a dia em nossa casa, devemos  fazê-lo com todo o carinho, pois nós e nossa família merecemos uma mesa bem arrumada . É uma questão de hábito.
 No dia a dia o uso de jogo americano facilita o serviço da casa. Procure ter dois ou três jogos americanos que não precisem ser lavados.

Colocando a mesa e seus talheres

Veremos a seguir como dispor a louça sobre a mesa


O garfo de comida do lado esquerdo bem ao lado do prato.
A faca do lado direito bem ao lado do prato, e com a lâmina voltada para dentro.
 Faca de comida: Deve ficar do lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra).
Garfo de comida: Como a faca ficou do lado direito, o garfo deve ficar do lado esquerdo. Pois nós o usamos com as duas mãos.
Colher de sopa: Se mais de um prato for ser servido na refeição, como, por exemplo, uma sopa de entrada devemos colocar a colher do lado direito, pois esta, sempre pegamos com a mão direita. Ela deve ficar logo depois da faca que está perto do prato.
Na ponta da faca coloca-se o descansa talher (serve de apoio para os talheres usados). Usa-se na mesa do dia a dia para evitar sujar o jogo americano ou a toalha.

 Sempre usamos os talheres de fora para dentro, conforme a ordem com que os pratos forem sendo servidos.
Garfo de sobremesa: Bem perto do prato colocaremos o garfo com o cabo virado para o lado esquerdo, pois o usamos com as duas mão.
Colher de sobremesa: A colher vem logo em seguida com o cabo virado para o lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)
Faca de sobremesa: A faca de sobremesa deve ter seu cabo virado para o lado direito, pois é sempre com esta mão que o pegamos.
O copo de água logo acima da faca e do descansa talher.

 Idéias criativas

 

       

   

   

 Ao colocarmos uma mesa mais sofisticada, não usamos descansa talheres; a não ser que tenhamos um bem bonito e combinando com a decoração da mesa.ao lado do garfo do lado esquerdo coloca-se o guardanapo sempre dobrado (a dobradura retangular é muito elegante). Se você tiver uma argola bonita e que combine com a decoração da mesa, use-a para prender o guardanapo
Se houver uma colher: uma sopa será servida como primeiro prato.
Se do lado direito tiver duas facas ou até três e do lado esquerdo dois ou três garfos: teremos depois da sopa uma entrada, depois um primeiro prato e ainda outro.
Se o talher for de peixe, teremos esta comida como segundo prato.
 Quando temos mais de um prato geralmente o último é uma carne, portanto o talher mais interno é aquele que usamos por último.

Colocando a mesa e seus talheres

Dicas de Etiqueta à Mesa

Saber se comportar à mesa é indispensável tanto para o anfitrião como para o convidado. Veja as regras fundamentais. Mesmo quem já está mais acostumado a organizar e participar de festas e eventos pode ter dúvidas de como se comportar à mesa. Algumas regras já foram quebradas ou só são necessárias em ambientes mais formais, mas algumas delas são essenciais para que todos se sintam bem.
 Conheça algumas delas:

  • As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

  • Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

  • Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

  • Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

  • Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.

  • Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

  • Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

  • Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.

  • Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.

  • Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

  • Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.

  • Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

  • Se você for o anfitrião, sirva a todos os convidados e só depois se sirva.

  • Coloque o guardanapo de pano no colo antes de iniciar a refeição, nunca em volta do pescoço. Se for de papel, ele deve ficar do lado esquerdo do prato. Quando terminar, não coloque o guardanapo usado no prato. 

  • Se houver pãezinhos de entrada, parta com as mãos, em cima de um prato ou cesto.

  • Use os talheres de fora para dentro, conforme forem servidos a entrada e o prato principal.

  • Para comer massas, use o garfo e a colher. Como são fáceis de cortar, não precisam da ajuda da faca.

  • Antes de levar o copo à boca, limpe os lábios com o guardanapo.

  • Evite falar de boca cheia e fazer barulho quando bebe ou toma sopa.

  • Cuidado com os cotovelos. Sobre a mesa, apenas os punhos.

  • Se você ainda estiver com apetite, pode repetir à vontade. Verifique apenas se todos já se serviram.

  • E, por fim, lembre-se de que palitar os dentes à mesa não é aceitável, mesmo em família. Se precisar, peça licença e vá ao toilette.
O conhecimento básico de etiqueta, evita gafes desnecessárias e faz de você um futuro convidado para próximos eventos.



 


Novamente Reforçamos

Como Manter a Geladeira em Ordem


Manter a geladeira sempre em ordem não é perda de tempo e muito menos um capricho. Quando tudo está limpo, bem acondicionado e no lugar certo, a sua vida na cozinha fica muito mais fácil. Isso sem falar no desperdício de alimentos que você acaba evitando.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa:


1º passo: Capriche na limpeza

- Para começar, tire tudo da geladeira. Em seguida, desligue o aparelho da tomada.

- Se não tiver um modelo frost free, você precisa descongelar aquela camada de gelo que se forma no freezer. Desligue algumas horas antes e mantenha a porta semiaberta. Mas cuidado com a água do degelo. Para evitar sujeira, coloque uma vasilha grande onde a água escorre e depois descarte.

- Para limpar, use uma esponja suave ou um pano macio com um detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes porque além do odor, eles podem riscar ou corroer o plástico e o esmalte de sua geladeira.

- Retire as gavetas e as prateleiras removíveis e lave cada uma. Passe um pano úmido em tudo, depois a esponja com o produto que escolheu. Enxugue com cuidado usando um pano macio, seco e limpo ou uma toalha.

- Atenção especial para a borracha da porta. Mantenha sempre limpa e verifique constantemente se ela não está ressecada. Se a porta não fechar direito, a geladeira consome muita energia, além de não alcançar a temperatura desejada.

Dicas:

- A limpeza deve ser feita todas as semanas, de preferência um dia antes da compra de perecíveis. Os resíduos não limpos podem provocar odor desagradável e contaminar o sabor dos alimentos.

- Depois de limpa, coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver os odores fortes de alimentos.


 2º passo: Deixe tudo organizado

Pronto. Agora que a sua geladeira está perfeitamente limpa, mãos à obra. Lembre-se de que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo.

Comece de baixo para cima:
- Gavetas: Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.

- Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos.

- Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar.

- Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos que sobraram da refeição em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.

- Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.

Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsinhas.

- Porta de geladeira: A porta acomoda o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

Dicas gerais:

- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.

- Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.

- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.

- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.

- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.

- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às garrafas de vidro.

 
Sabia que existem 250 doenças causadas por contaminação de alimentos? Para evitá-las, aprenda aqui a conservar direito a sua comida
por Rafael Tonon

GAVETA SUPERIOR

Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.



PRIMEIRA PRATELEIRA

Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa. Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica. Lave-os antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca. “Sobras” devem ser tampados só depois de frios.


SEGUNDA PRATELEIRA

Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado – não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.


GAVETA

Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.


PORTA DA GELADEIRA

Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias. Água vai num recipiente fechado e de vidro. Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.


Este Manual foi publicado pela Revista Super Interessante




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...