lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

sábado, 30 de junho de 2012

Porque Usar O Azeite De Oliva

Como consta do meu perfil, sou filha de libaneses e  cresci comendo as delícias vindas do oriente que vão muito além do quibe e da esfiha. Os prazeres do paladar e os benefícios que a cozinha sírio-libanesa podem trazer para a saúde são enormes.

Repleto de colorido e sabores, o cardápio árabe possui carnes ( principalmente a de carneiro), aves, peixes, frutos do mar, grãos, vegetais e muitos temperos e especiarias que nos deleitam de sabor. Tudo feito com ingredientes naturais, frescos e variados e regados com um maravilhoso azeite de oliva.
Conforme o site "minha vida", a culinária árabe utiliza alimentos de todos os grupos alimentares que, combinados nas adequadas proporções, promovem a ingestão suficiente dos nutrientes de que precisamos para manter o organismo turbinado e saudável.  

Assim,  uso do azeite para nós, sírio-libaneses,  é diário. É um dos temperos prediletos. Mas, até o que faz bem à saúde, deve ser consumido com reservas e de forma correta, para que suas propriedades benéficas não sejam destruídas. 
Estudos mostram os benefícios do uso do azeite para a nossa saúde. Mas há prós e contras na forma de usar e há os mitos e as verdades...


Será que o azeite extraido das azeitona engorda ou  pode ser
consumido à vontade?
Ele realmente ajuda a reduzir o colesterol? 

É o que veremos a seguir

As gorduras que fazem mal à saúde são as ricas em ácidos graxos saturados, encontradas principalmente em produtos de origem animal. Já as gorduras que contêm os poliinsaturados e os monoinsaturados são as mais saudáveis, e são encontradas principalmente em óleos vegetais. A ingestão desses óleos vegetais promove um aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol). Por isso o azeite de oliva é tão benéfico à nossa saúde.
O azeite ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e reduz o colesterol. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Outra utilidade desse produto é que ele reduz a morte celular e a inflamação vascular que ocorrem no organismo após a ingestão de gorduras.

Benefícios do Azeite de Oliva
  • Previne contra a arteriosclerose
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
  • Facilita a digestão
  • Não contém colesterol
  • Acelera as funções metabólicas
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme
  • Serve como estimulante do crescimento
  • Melhora a absorção de cálcio e minerais
 Descubra como consumir da maneira correta, para dar mais sabor às suas receitas e obter seus melhores benefícios!  

Mitos e verdades

- O azeite não deve ser usado em frituras.
Verdade. Quando aquecido acima de 180ºC por um longo período, ocorre a modificação química das gorduras benéficas que compõem o azeite, fazendo com que não sejam mais consideradas boas para o consumo. Além disso, com o superaquecimento, ocorre a formação de substâncias tóxicas que irritam a mucosa do estômago. Assim, na hora de preparar a comida, procure apenas aquecer rapidamente o azeite. E, sempre que possível, acrescente-o à receita depois de finalizada: derrame um fio sobre o prato pronto, e misture bem para dar aquele toque final.

- Posso consumir azeite à vontade, pois sua gordura faz bem à saúde.
Mito. Apesar de a gordura do azeite ser benéfica à saúde, assim como a dos outros tipos de óleos, ela também contém calorias, e, portanto, o produto deve ser consumido com moderação. Além disso, o exagero nunca é uma atitude correta, mesmo quando se trata de alimentos mais saudáveis (1 colher de sopa de azeite contém aproximadamente 70 calorias ).

- O azeite é saudável.
Verdade. Desde que consumido de forma moderada, ele traz benefícios ao organismo. O azeite é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue, contribuindo assim para a prevenção de doenças do coração, como o infarto. Além disso, estudos científicos têm sugerido que o consumo de azeite extravirgem, por conter grande quantidade de substâncias antioxidantes, pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.

- O azeite de dendê tem as mesmas propriedades do azeite de oliva.
Mito. Eles são totalmente diferentes, tanto em relação aos benefícios para a saúde, como no sabor e na cor. O azeite de dendê possui mais gordura saturada, se comparado ao azeite de oliva. Essa gordura contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue. A única vantagem do tradicional ingrediente baiano, em relação ao azeite, é a quantidade maior de vitamina A, importante para a visão.

 Os tipos de azeite de oliva
Virgem: Não sofreu um refinamento químico. Por isso, ele tem muitos nutrientes - é o mais saudável de todos os tipos de azeite de oliva. Perfeito para temperar saladas.

Refinado: Obtido pelo refinamento do azeite virgem, ele apresenta baixo índice de acidez. Esse processo resulta em perda de gosto, textura, cor e aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes.

Composto: É um produto mais barato, feito a partir da mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo, como o de soja. Assim, ele não tem o gosto característico do azeite virgem, e a qualidade é inferior.

Fontes para este artigo:  http://belezaesaude.dae.com.br/azeite-de-oliva, http://www.sadia.com.br/dicas, http://www.minhavida.com.br/alimentacao

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um Presente Para Quem Visita O Blog

Esta semana criei uma lista "quase"completa de compras de supermercado. 
Quase, porque existem as necessidades específicas e cada um poderá completar a sua.
Se desejar a lista em word é só enviar um comentário no blog que mando em seu email.
Boas Compras!!!

A Sua Opinião É Muito Importante Para Nós



Que "clichê"!
Mas o engraçado é que, realmente, é importante!!!!!!


Estou adorando escrever para o blog sobre assuntos que adoro e que me gratificam repartir. Gostaria que você comentasse, se achou interessante, se gostou, se não gostou, se escrevi besteira, faça críticas, mas as faça de forma educada, sem grosserias e sem confundir as minhas opiniões com preconização de ideologias....críticas construtivas, que não contenham sarcasmo....isto já aconteceu...está bem?


O meu desejo maior é compartilhar informações que acho importantes para mim e minha família, e porque não, para você!


Então é isso, espero o seu comentário.
Até mais.






terça-feira, 26 de junho de 2012

Depois Do Mercado, Da Feira....

Chegando em casa...

Apesar das inspeções das agências e o órgãos públicos responsáveis pela a segurança do alimento exposto nas feiras, mercados, grandes lojas e supermercados, o  consumidor deve ter cuidado também com o transporte, o manuseio e o armazenamento desses alimentos em casa. Muitos produtores tomam o cuidado necessário com seus produtos, antes de levá-los para serem vendidos. Eles são lavados em água para tirar o excesso de terra e armazenados de forma correta, mas como no caso da alface, por exemplo, ainda  pode conter microorganismo proveniente do adubo ou da palha de arroz.
O mesmo vale para as carnes, os ovos e os alimentos que são embalados na indústria como o leite e derivados do leite, as caixinhas de tomate, as latas e garrafas de bebidas etc.. Todos esses alimentos apesar de terem sidos inspecionados e o seus conteúdos estarem em perfeitas condições, da embalagem para a mesa onde será consumido podem sofrer contaminação por bactérias ou toxinas.  O simples contato de mãos ou as sujeiras ocasionados pelo transporte, o armazenamento dos produtos em depósitos de supermercados, ou até mesmo, nas prateleiras dos supermercados ( não sabemos os corpos estranhos que aparecem vagando pelas noites entre os produtos )  é o suficiente  para acomodar milhões de microorganismos por fora de suas embalagens.

 

Pensando em tudo que deve ser feito para garantir o mínimo de segurança, parece trabalhoso demais, mas vale a pena este sacrifício e depois de um tempo, se torna uma rotina automática fazer o que for necessário para eliminar esses microorganismos e evitar outros problemas:

Cuidados gerais ao preparar alimentos
• Lave sempre com água e sabão: a tábua de cortar carne, os utensílios, as louças e a superfície onde se prepara alimentos, se possível enxágüe com água quente. Lave sempre que preparar carne bovina, frango e peixe. Não misture as carnes, prepare uma por vez, lave-os e só depois use-os novamente.
 • Jogue no lixo as buchas e esponjas de lavar louça, assim que notar que já estão começando a ficar gastas.
• Tenha sempre por perto lixeiras com tampa. Recolhe o lixo regularmente, para não juntar moscas.
• Sempre lave as mãos com sabão, durante 20 segundos, antes de preparar qualquer alimento e depois que preparar carnes cruas.
• Separe produtos vegetais de produtos animais. Jamais reutilize a tábua de cortar, os utensílios, as louças que você acabou de usar para cortar carne crua, para cortar e preparar verduras.
• Lave os panos de prato com água quente, se não for possível, após o enxágüe deixe de molho na água quente pelo menos 30 minutos.  

Cuidados com produtos em embalagens
• Guarde os produtos com conteúdo seco em lugares fresco e seco, com a embalagem bem fechada e longe de outros alimentos como vegetais ou produtos de limpeza. Principalmente embalagens absorventes como papelão.
• O mesmo vale para os produtos com conteúdo líquido que não necessita de refrigeração.
• Antes de consumir eantes de guardar na geladeira, lave sempre as embalagens com conteúdo líquido, como massa de tomate, condimentos, sucos etc. Lave com água e sabão, depois seque bem. Lave as latinhas, as caixinhas, embalagens plásticas ou de vidros.
• Caso não utilize todo o conteúdo de latinhas, caixinhas e embalagens plástica que não possuam tampa. Passe o conteúdo para uma vasilha com tampa e guarde na geladeira pelo tempo que o fabricante informa. 

Cuidados com carnes cruas em geral 
• Ao comprar, não embale carnes resfriadas com outros produtos. Se a carne escorrer o seu líquido, pode contaminar outros alimentos.
• Não misture carne de peixe com carne de frango ou bovina. Embale separados um do outro.
• O ideal é ter 2 tábuas de plástico, uma para cortar carnes e outra para verduras, legumes ou outros alimentos. Caso não seja possível, ao cortar carne crua, lave com sabão a tábua e os talheres, somente depois corte outro alimento. As tábuas de madeira não são aconselhadas por serem de fácil proliferação de bactérias. O mesmo acontece com as tábuas de plástico muito riscada ou com ranhuras.
• Utilize pratos ou vasilhas e utensílios separadas para carnes bovinas, peixes e aves.
• Lave as mãos com sabão depois de manusear carnes cruas.
• Não deixe a carne exposta a temperatura ambiente, ao chegar com as compras coloque as imediatamente na geladeira ou freezer.
• Jamais re-congele qualquer tipo de carne. Não descongelar e novamente congelar, procure separar a carne em pequenas porções, separadas com plástico próprio para alimentos. Descongele apenas as porções que vão ser preparadas e prepare assim que descongelar.
• Descongele sempre na geladeira; sobre água corrente ou em uma vasilha com água, trocando sempre a água, e no máximo por duas horas; ou no forno microondas seguido de cozimento ou como parte do processo de cozimento.
• Tenha cuidado dobrado com carne de frango, de peixe e frutos do mar em geral. Esses produtos se deterioram rapidamente quando expostos a temperatura ambiente. Mantenham os sempre refrigerados, mesmo se esses estiverem temperados.
• Saiba que o tempo de validade do frango congelado é maior que o frango resfriado.
• Não misture carne crua com cozida. 

Cuidados com frutas e vegetais crus
• Não consuma frutas e vegetais com partes podres, mofados e em fase de deterioração.
• Ao guardar, não misture alimentos estragados. Jogue fora os alimentos que estiverem estragados, lave e seque os outros.
• Ao fazer a feira ou ir ao mercado, lembre-se. As hortaliças como: alface, agrião, almeirão, couve etc. amadurecem mais rapidamente, as folhas logo ficam amareladas.
• Lave sempre as frutas e verduras. Use uma escovinha para remover sujeiras da superfície e não a reutiliza para outros fins.
• Lave bem as hortaliças com as folhas em forma de "cabeça fechada" como: alface tipo americana, agrião, almeirão etc. Separe as folhas uma a uma, principalmente quanto mais próxima do centro da hortaliça.
• Deixe de molho as frutas, hortaliças e verduras, em uma solução com Hipoclorito de sódio. O hipoclorito de sódio é fácil de encontrar em qualquer farmácia ou drogaria, verifique na embalagem se a solução é de 1% ou 2%. Mistura com água na proporção indicada na tabela e deixe as verduras de molho por mais ou menos 20 minutos.

  Cuidados leites e derivados
• Jamais consuma leite que não seja pasteurizado e embalado.
• O mesmo com queijos e produtos derivados do leite, que não se saiba a procedência. Sempre procure produtos com rótulo e os selos de inspeção.
• Ao comprar caixas de leite (embalagem de papelão). Antes de consumir, levante as " orelhas" da caixa que serão cortadas. Lave caixa com água e sabão, seque bem. Somente depois corte a embalagem. O mesmo vale para as caixinhas de derivados de leite. (creme de leite, leite condensado etc.)
• Lave também os produtos derivados de leite enlatados. (creme de leite, doce de leite). Lave bem a latinha com água e sabão, seque bem. Somente depois fure ou abra a lata. Se possível retire o rótulo antes.
• Não consuma se a embalagem estiver furada e se a latinha estiver estufada ou amassada, mesmo se eles estiverem dentro do prazo de validade.
• Se está em dúvida se o leite ou derivado está estragado, por não ter sido preparado ou armazenado de forma correta. Jogue Fora. Você não pode fazer um produto ser saudável, se ele não foi preparado de maneira correta.   

Cuidados com Ovos
• Não consuma ovos com a casca rachada.
• Não lave os ovos antes de coloca-los na geladeira. Os ovos já são lavados na granja.
• Não coloque a casca do ovo em contato com a gema ou a clara.
• Não separe a gema da clara utilizando a casca do ovo.
• Não quebre o ovo na borda do recipiente em que ele será colocado.
• Não consuma em caso de dúvida, com cheiro não agradável.
• Não deixe ovos ou alimentos que contenham ovos a temperatura ambiente.

Em Se Tratando De Feiras

O que o consumidor deve fazer e evitar fazer ao comprar produtos em feiras  para garantir os seus direitos e a segurança alimentar de sua família?


Quanto à Vigilância Sanitária, em se tratando de produtos vegetais vendidos e expostos em feiras, não existe nenhuma legislação específica que exija a rotulagem desses alimentos. O que o consumidor de ve fazer em
Feiras e Mercados abertos
é ficar atento a alguns detalhes:
• Observar o local onde está sendo exposto o produto, verificar se não tem sujeira, se está bem higienizado.
• Verificar se o produto está em boa conservação, não deteriorado com partes podres ou muito mole.
Para carnes, ovos, leites e derivados, o consumidor deve tomar cuidado e não comprar nenhum desses alimentos, quando estes não estiverem sendo expostos e comercializados dentro das condições adequadas:
• Deixe para comprar as carnes por último ao ir a feira ou mercado, quanto menor o tempo de exposição a temperatura ambiente, maior a segurança.

 Carnes Bovinas e Suínas 
• A carne exposta nas feiras ou mercados abertos devem estar dentro de vitrines refrigeradas, até no máximo 10ºC. No caso de carnes secas, dentro de um armarinho protegida por telas.
• O local de se cortar a carne deve ser de metal, não devendo ser de madeira.
• Caso o consumidor tenha dúvida da procedência, pode pedir para ver a nota fiscal do frigorífico.

Carnes de Peixes
• A carne deve ser exposta dentro de vitrines refrigeradas, até no máximo 4ºC graus.
• O cheiro da carne deve estar agradável, os olhos brilhantes, a carne deve ser firme.
• Não compre peixes que estejam expostos a temperatura ambiente, a carne de peixe se deteriora facilmente.

Carnes de Aves
• A carne deve ser exposta dentro de vitrines refrigeradas, até no máximo 7ºC graus.
• Devem ainda está embaladas e com rótulo contendo a identificação da empresa e o carimbo da Agência Rural ou do Ministério da Agricultura.
• Não compre carne de aves sem embalagens com identificação da procedência.

Ovos
• Saiba qual a procedência dos ovos, prefira sempre os de granjas inspecionadas.
• Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa
• Verifique a data de validade.

Leites e Derivados
• Leite somente pasteurizado e embalado com a identificação da procedência, dentro da data de validade e o carimbo da Agência Rural.
• Queijos frescos embalados e rotulados com a identificação, a validade e o carimbo da Agência Rural.
• Queijos curados devem ter o rótulo indicando a procedência, a validade e o carimbo da Agência Rural.
• O Doce de leite também dever estar embalado e rotulado.
• Não se deve adquirir leite e derivados em que não se saiba a procedência ou sem embalagens. O leite contaminado pode trazer sérios problemas a saúde, mesmo após a verfura caseira.

Fontes para este artigo:  http://www.weblaranja.com/reportagem


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Devore Suas Vitaminas

Não precisamos comprar cápsulas em farmácias para obter as vitaminas e sermos saudáveis. Os alimentos, em sua enorme variedade, possuem todos os nutrientes necessários para nos manter assim. Basta escolher os alimentos corretos e prepará-los de forma adequada. Para ajudar a equilibrar e recuperar o seu organismo, invista em alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e anti-inflamatórios. Tudo está na natureza.
Fugir dos vilões fica fácil, quando a sua geladeira estiver transbordando saúde.
Conhecemos estes vilões: carnes gordurosas, frituras, açúcares, doces, hambúrgueres industrializados, refrigerantes, todos os alimentos com gorduras trans e aditivos. Por isso, já fizemos uma postagem a respeito de rótulos de alimentos.
Não estou preconizando que você se transforme em naturalista, vegetariano ou outra ideologia afim. Admiro quem segue este estilo de vida e consegue se manter fiel à sua filosofia. Nem eu mesma consegui, mas as escolhas saudáveis, no maior período de tempo possível, já serão meio caminho andado em direção a uma vida com mais saúde.

 
 
Alguns exemplos de alimentos super-heróis:
  • Iogurte, leite e queijos magros: as proteínas do soro do leitesão essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico (2 copos /dia e 3 a 7 ovos por semana).
  • Gorduras do bem: o salmão, a cavala, o atum, a sardinha ( perceba a  grande variedade de escolhas ), o azeite e todos os tipos de grãos, nozes e castanhas são fontes de ácidos graxos, bons para o coração; também protegem a membrana celular e controla inflamações ( 1 colher de sopa/dia no mínimo 1 filé de 200g/semana).
  • Granola e aveia: contém  fibras, vitaminas e minerais, pois mantêm estável a concentração de açúcar no sangue ( 2 colheres de sopa/dia ).
  • Frutas em geral,mas especialmente as vermelhas: todas as frutas sã ricas em algum tipo de vitamina, mas o morango, a framboesa, a amora reduzem a taxa de colesterol ruim e previnem inflamações ( 2 grupos diferentes de frutas/dia ).
  • Chá branco ou chá verde: chás que não sofreram nenhum tipo de queima possuem ação antioxidante ( 5 xícaras distribuidas durante o dia ).
  • Vegetais e legumes: as folhas verdes escuras, como o brócolis e a couve, auxiliam no funcionamento de enzimas ( 3 pires/dia ). 
Fotes para este artigo nutróloga Tamara Mazaracki e nutricionista Mariana Escobar.







Duas Receitas Saudáveis e Saborosas

Estas duas receitas repoem as energias com muito sabor, são bastante leves e de fácil digestão, além de saborosas. Espero que gostem e aproveitem.....

Calzoni Fácil de Cogumelos 
Ingredientes da Massa: 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 copo de água, 1 colher de chá de sal, 1/2 colher de sopa de fermento biológico.
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture bem até obter uma massa homogênea e macia. Deixe a massa coberta por um pano úmido por 50 minutos. Depois coloque-a na geladeira por uma hora. Abra a massa com a ajuda de um rolo, polvilhando a farinha, até que ela atinja cerca de 20 cm de diâmetro.

Ingredientes do Recheio: 80 g de shitake, 80 g de champinon, 60 g de queijo emental, 1 colher de azeite de oliva, 1 cabeça de alho, 1/2 xícara de vinho branco, sal e pimenta a gosto.
Refogue os cogumelos no azeite com o alho picado, o vinho branco, o sal e a pimenta.

Finalização: Coloque o misto de cogumelos e o queijo emental no meio da massa e feche-a. Deixe no forno quente por 10 minutos ou até que a massa doure.

 


Salada de Macarrão ao Pesto
Ingredientes: 4 xícaras de chá de macarrão a caracol ou fusilli ou gravatinha, 1 xícara de chá de azeite, 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado, 1/2 xícara de chá de noz macadâmia, 1 xícara de chá de manjericão verde fresco.

Finalização: Cozinhe a massa "al dente" e reserve na geladeira por 10 minutos. Coloque no liquidificador o azeite, o queijo alado, a noz e o manjericão e triture rapidamente. Acrscente o molho à massa e mexa dlicadamente. Sirva com lascas de queijo parmesão.

 

Fontes para este artigo: Receita de Atleta - pratos saudáveis - Revista Runner"s

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Práticas de Segurança Alimentar

No Brasil, ainda hoje, existe a confiança de muitos consumidores em adquirir alimentos com procedência indeterminada. A clandestinidade e a informalidade desses alimentos, uma vez que não passam por inspeção sanitária ou registro em órgãos públicos, comprometem a saúde da população. Casos como por exemplo da venda de leite e carnes, produtos que mesmo com um exame minucioso do consumidor, sem o conhecimento da procedência, podem provocar sérios problemas. Isso ocorre principalmente pela falta de higiene na produção, transporte e armazenamento inadequados. Para combater esses problemas foram criadas Agências e Legislações, que visão inspecionar, fiscalizar e vigiar, através do controle dos produtos e serviços, dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. (ANVISA)
 Os produtores, as indústrias e as empresas que comercializam produtos alimentícios devem seguir certas normas para garantir a qualidade de seus produtos. Essas normas visam defender a saúde do consumidor, evitando que os produtos de origem animal e vegetal possam sofrer contaminação por microorganismos prejudiciais a saúde humana, contaminação de agentes químicos ou físicos e até mesmo proteger o consumidor da ma fé de algumas empresas. 


 Diferenças entre:
• "Fiscalização: É a ação fiscal de verificação de estabelecimentos, produtos, matérias-primas, insumos e serviços, para garantir o cumprimento da legislação.
Vigilância: É a ação fiscal preventiva com foco nos seres vivos, promovendo e preservando a saúde dos vegetais e animais.
Inspeção: É a ação fiscal para a verificação de um estabelecimento, produto e sistemas de controle de produtos, matérias-primas, processamento e distribuição com enfoque na preservação da saúde do consumidor e na garantia preventiva da conformidade dos produtos e processos, nos diversos elos das cadeias agroprodutivas e dos agronegócios 


 Não é só para o controle fitossanitário dos alimentos que as agências de segurança alimentar existem, mas também garantir os direitos do consumidor em termos de qualidade do produto. Ou seja, o consumidor não seja enganado, com adições ou subtrações de ingredientes que alterem a forma, a qualidade e a quantidade do produto.
Tanto os produtos de origem animal como vegetal são inspecionados, os produtos que são sadios, seguros e confiáveis para venda ao consumidor,
Carimbos de Inspeção
recebem um selo do Ministério da Agricultura. Esse selo é o primeiro passo para garantir a segurança alimentar de sua família. As carnes ou derivados, o leite pasteurizado, os ovos, os queijos, vegetais em conserva, enfim os produtos que são embalados pela indústria e empresas de alimentos na ausência do consumidor. Não adquiria produtos que não tenham no rótulo ou embalagem, e os carimbos de inspeção estaduais ou federais de um dos órgãos do Ministério da Agricultura, como por exemplo o DIPOA - responsável pelos produtos de origem animal e o DDIV - responsável pelos produtos vegetais.

 A ANVISA também adverte, o consumidor deve ter muita atenção ao adquirir não só o palmito em conserva, como qualquer outro produto em conserva. E só adquirir de empresas que na embalagem, tragam litografada na tampa a identificação da indústria com nome, endereço e CGC.
Carimbos de InspeçãoANVISA e Ministério da Agricultura

Órgãos do Governo Federal responsáveis
pela segurança alimentar: ANVISA e
Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento. 

 Fontes para este artigo: weblaranja.com/reportagem e manuais da ANVISA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Segurança ao Servir os Alimentos

Não só devem ser preparados de forma correta, os alimentos devem ser servidos de forma correta! Alimentos mal cozidos, são perigosos e podem não ser saborosos. Isso acontece principalmente com as carnes e os ovos. Esses alimentos crus possuem bactérias que causam sérios danos a saúde, como a Salmonela. O cozimento correto, na temperatura ideal elimina essas bactérias. As verduras e frutas cruas, apesar de não terem nenhum microorganismo no seu interior, depois de cozidas podem estar sujeitas às contaminações.


Então como devemos proceder com alimentos cozidos:

• Não consuma alimentos sem que estejam bem cozidos. Principalmente carnes, peixes, moluscos, crustáceos (camarões, ostra, vieira etc.) e ovos. Cozinhe os ovos até que a gema e clara firmes.
• Ao usar  o forno de microondas, misture e vire o alimento, esquentando até que o alimento cozinhe na sua totalidade.
• Mantenha os alimentos quentes sempre quentes, e os frios sempre frios. Exemplo: a maionese deve estar resfriada, retire da geladeira no momento de servir.
• Alimentos quentes, mantenha a temperatura de 60ºC graus ou acima.
• Alimentos frios, mantenha a temperatura de -4ºC graus ou abaixo.
• Mantenha os alimentos preparados longe da chamada "zona de perigo", que são as temperaturas entre 4ºC e 60ºC graus, mais detalhe veja a tabela.
• Jamais consuma. Seja cru, malpassado ou cozido: carnes bovinas, aves, ovos, peixes ou frutos do mar que estejam a temperatura ambiente por mais de 2 horas, em dias com temperatura entre 25ºC graus e por 1 hora em dias com a temperatura igual ou acima de 30ºC graus.
• Esfrie os alimentos assim que acabar as refeições. Guarde na geladeira ou congele.
• Receba e guarde alimentos nas temperaturas ideais. Alimentos resfriados à 4ºC graus ou abaixo e alimentos congelados à -17ºCgraus ou abaixo.

Temperatura de Segurança
ºC graus O que fazer?
80ºC Cozinhe, asse: Aves Inteiras
74ºC Reaqueça as Sobras: Esquente novamente todos os alimentos.
Cozinhe por 15 segundos
• Aves, carnes recheadas, peixes recheados, e massas recheadas
• Recheios que contenham carne, ave ou peixe
• Carne de ave ou de peru moída
• Qualquer alimento animal que tenha sido cozinhado em forno de microondas
71ºC Cozinhe por 15 segundos:
• Carne moída (bovina ou suína)
• Carnes injetadas com molhos, carnes ou peixe picado
• Carnes de caça
• Ovos crus previamente quebrados e misturados num único recipiente
63ºC Cozinhe por 15 segundos:
•Peixe, frutos do mar, porco, carne bovina (pedaços, fatias, etc.),
• vitela, cabrito, carneiro
• Ovos crus para uma porção individual
63ºC Cozinhe por 3 minutos
• Rosbife inteiro, lombo de porco assado inteiro e assados com carne de conserva
alimentos com 60ºC Os pratos quentes preparados, Mantenha-os quentes.
alimentos entre 20ºC e 60ºC Acabou as refeições. Resfrie todos os alimentos quentes dentro de 2 horas.
alimentos entre 5ºC e 20ºC Acabou as refeições. Resfrie todos os pratos frios (Maionese, Salada) dentro de 4 horas.



Fontes: Conselho Regional de Nutricionistas - 4a Região - Rio de Janeiro, RJ. 2007.
             http://www.weblaranja.com/reportagem
             ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
             Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


domingo, 10 de junho de 2012

A Utilização do Uniforme em Ambiente Gastronômico

 A utilização de uniformes sempre existiu com  a simples função de padronização do indivíduo. Os uniformes  gastronômicos têm uma função mais abrangente. A segurança com a qualidade alimentar. Nos restaurantes a utilização de uniformes é essencial para diferenciar colaboradores de clientes e para definir a atividade do indivíduo em cada setor do restaurante. 

 

Na área de produção de alimentos, quanto à segurança alimentar, os uniformes  possuem a cor branca para que a sujeira seja notada com facilidade e o uniforme substituído constantemente. Esta também é uma das funções do avental, que protege o uniforme principal. 

O tipo de tecido utilizado para a confecção do uniforme também é fundamental. Nas áreas de produção, onde a alta temperatura ambiente e o risco de incêndio são comuns, os tecidos de algodão são mais recomendados.    

Para evitar a possibilidade de certos objetos cairem  no produto , não é permitido carregar no uniforme canetas , lápis , espelhinhos, pinças , presilhas etc, especialmente da cintura para cima. 

Impedir que os funcionários uniformizados sentem-se ou deitem-se no chão , sacarias ou outros locais impróprios.

Roupas e pertences pessoais devem ser guardados em locais próprios e adequados. Não podem ser depositados em lugares onde alimentos ou ingredientes estejam expostos, ou em áreas usadas para limpeza de equipamentos e utensílios, ou sobre equipamentos utilizados no processo.

Não permitir que qualquer peça  do uniforme seja lavada dentro da cozinha.
     
Manter os cabelos totalmente cobertos e protegidos , através de rede própria , touca, gorro ou similar, não utilizando grampos para fixação das redes , tocas e gorros. 

 A utilização de máscaras na manipulação de alimentos não é recomendada como um mecanismo de prevenção da contaminação. Após 15 minutos de uso, a máscara torna-se úmida ,agregando as fibras e permitindo a passagem de grande quantidade de microrganismos. Além disso , torna-se extremamente desconfortável , provocando prurido e ocasionando maior contaminação nas mãos, decorrente do ato de coçar. No caso de adoção do uso de máscaras , as mesmas devem ser descartáveis e devem ser trocadas no máximo ,a cada 30 minutos. Ainda é necessário um intensivo treinamento e conscientização do funcionário quanto à utilidade e uso correto de máscaras.

 A adoção de luvas descartáveis pode ocorrer quando não for possível utilizar  utensílios para manipulação e sempre por  períodos rápidos. Cabe salientar que será necessário o uso de luvas novas toda vez que retornar a uma função previamente interrompida. 
Deve-se usar luvas nos seguintes casos: na manipulação dos alimentos prontos para o consumo , que já tenham sofrido tratamento térmico, no preparo e manipulação de alimentos prontos para o consumo, que não serão submetidos a tratamento térmico, na manipulação de saladas cujas as hortaliças já tenham sido adequadamente higienizadas. 
Deve-se dispensar o uso de luvas descartáveis quando estas implicarem em risco de acidente de trabalho, tais como: manuseio de fornos, fogões, fritadeiras, flambadores, cilindros, masseiras e assemelhados.    

 Uso de luvas de borracha são indicadas para proteção do manipulador. Devem der distintas para cada atividade e  mantidas sempre limpas, no desempenho da seguinte tarefa: lavagem de panelas e utensílios, coleta e transporte de lixos, higienização de tambores e contentores de lixo, limpeza de sanitários e áreas de lixo, manipulação de produtos químicos.

 Uso de luvas de malha de aço são indicadas como item de segurança para manipulação de carnes cruas. Estas são difíceis de manter limpas e desinfetadas  por causa do material que são feitas. Por isso após sua utilização, devem ser lavadas com detergente, enxaguadas com água corrente, desinfetadas sob fervura por 15 minutos e guardadas em local limpo e seco específico para este fim.

 Os calçados também são importantes. O ideal são botas de couro com ferro nas pontas, visando a proteção dos pés contra acidentes com panelas e facas. O solado das botas devem ser emborrachados, visando evitar quedas e também choques elétricos. Assim como as botas, outros acessórios complementam o uniforme na área de produção, como luvas e toucas (sempre associar a funcionalidade do uniforme com o conforto).

Nos salões dos restaurantes, a utilização dos uniformes por parte dos garçons e atendentes tem a função de diferenciá-los do restante do público. Assim, o cliente não sente dificuldade em identificar um garçom em meio a outras pessoas.  E os tipos de tecido utilizados permitem uma maior variedade. O  tecido de poliester é o mais favorável para evitar a proliferação da contaminação , pois  não permite a adesão de bactérias.  As fibras de poliéster têm uma resistência 100% superior às de algodão puro, e durando mais, exigem menor capital de giro.  A natureza e estrutura das fibras não favorecem a fixação da sujeira, desta forma gastam menos quantidade de detergente na lavagem , empregando-se menor tempo na lavagem, secagem e passagem.são úteis por não amassarem com facilidade, além de permitirem uma grande variedade de cores. Tecidos em tricoline, brim e sarja proporcionam bastante conforto e visual mais sofisticado.


 Conforme a fonte para este artigo - "Notícias- Gestão de Restaurantes" , a personalização de uniformes é a grande tendência atual. Restaurantes estão investindo em uniformes personalizados para seus colaboradores, trazendo o fortalecimento da marca, a harmonização com o ambiente e com o conceito do restaurante.
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...