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segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Cardápio Como Receita de Sucesso


Para quem deseja montar um restaurante, um barzinho, uma lanchonete ou até mesmo uma panificadora que atraia muitos clientes, deve prestar atenção especial ao cardápio. Um cardápio bem feito, atraente, com letras legíveis e preços acessíveis, não podendo esquecer " o diamante perfeito"que é o tipo de comida a ser oferecido traduz um dos aspectos mais importantes. O cardápio deve ser encarado com uma mídia, uma propaganda chamativa ao cliente.  Cada restaurante precisa ter seu estilo próprio de cardápio e isso está ligado diretamente em qual é o conceito do restaurante. Cardápios precisam ter um fácil leitura, para o cliente se sentir confortável.
 
 

Como bem coloca o consultor Luiz H. Marcondes 
"O tipo de comida define tudo e traduz a riqueza cultural do país.  A alma do negócio está justamente no cardápio. É o cardápio, o menu, que determina o restaurante. Esse cardápio que vai determinar a louça que vai servir o prato, o talher, o tipo de funcionários… Quanto mais complexo o prato que está no cardápio, mais experiente o recurso humano. Ele é a alma do nosso negócio, é o livrinho de cabeceira. Não se começa o restaurante sem antes pré-determinar o cardápio".

O restaurante pode ter por objetivo a comida  caseira, aquela mesmo com cheirinho da cozinha da nossa casa ou partir para as cozinhas tradicionais de cada região, como a cozinha mineira, paranaense e ...... ou ainda se aventurar pela cozinha internacional, comida árabe, mexicana, espanhola e assim por diante, e aí o importanteé a escolha correta dos pratos, a confecção adequada do cardápio, com uma pesquisa de receitas, de ingredientes, de preços (O desafio é trazer os ingredientes certos, sem que o custo do transporte pese no preço dos pratos, mantendo a qualidade e o  "know how" de como manusear esses ingredientes).

O cardápio o maior instrumento de apelo de vendas direto ao cliente.Criar tais apelos para  prender a atenção do cliente no cardápio, sendo uma das referências do estabelecimento. Li em algum site, infelizmente não consigo agora me lembrar qual, mas que dizia  "O cardápio não deve apenas informar o preço e o nome do prato, precisa ter algo mais já que ele vai para as mãos do cliente,  precisa fazer com que o cliente se sinta especial".
Outro fator muito importante são as imagens constantes do cardápio. De que adianta colocar uma foto linda, de dar água na boca,  de um filet mignon com um molho maravilhoso, se este prato nem ao menos faz parte do cardápio! Já pensou na decepção do cliente?
Portanto, pense com carinho no cardápio, escolha consciente, desde os pratos, os ingredientes, o "design", a capa......Este é o primeito passo.

Muito Boa Sorte em seu empreendimento.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Que Fazer? Porque fazer!

Já está cansado de ler que o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores? Nunca é demais repetir que algumas dicas são básicas e devem ser respeitadas.
Todos sabemos que há doenças provocadas pelo consumo de alimentos, que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes.
 

Para adultos sadios, a maioria das doenças transmitidas por alimentos dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

Micróbios Saiba mais...
Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam- se rapidamente. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados.
Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar
em 130.000 em apenas 6 horas. Os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar em temperaturas
entre 5ºC a 60ºC (chamada zona de perigo). Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo (em
torno de 37ºC).


A maioria dos alimentos contém umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios. 
Esses alimentos considerados perecíveis, devem ser conservados em temperaturas especiais.
Os alimentos secos, também chamados de não-perecíveis, não possuem umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios, sendo conservados a temperatura ambiente.
São considerados produtos perecíveis os produtos alimentícios, alimentos in natura, produtos semi-preparados ou produtos preparados para o consumo que, pela sua natureza ou composição, necessitam de condições especiais de temperatura para a sua conservação.
Os produtos perecíveis acima definidos são classificados em duas classes:
1. Produtos pré-embalados

 2. Produtos não embalados

Os produtos perecíveis são considerados aptos para o consumo durante alguns dias, dependendo da sua natureza, se forem conservados em ambiente refrigerado com temperatura ao redor de 4°C, porém, não superior a 6°C ou aquecido acima de 65°C.

Os produtos perecíveis pré-embalados são normalmente conservados em ambiente refrigerado e, dependendo de suas características, poderão permanecer aptos para o consumo em prazos que variam de alguns dias a várias semanas. Exemplos: Leite e Cremes pasteurizados, Queijos Frescos, Iogurtes, Massas frescas e semelhantes.


Os alimentos perecíveis não embalados exigem ou a refrigeração ou o aquecimento para a garantia da saúde do consumidor. Exemplos: Doces com recheios ou coberturas, mousses, empadas, coxinhas, croquetes e outros.


Os produtos perecíveis pré-embalados deverão indicar no rótulo:
a) o prazo de validade ou a data máxima de consumo, apondo-se o dia e o mês;
b) a advertência: "Mantenha sob refrigeração".

A exigência da data máxima de consumo ou o prazo de validade depende da natureza do produto e deve ser estipulado pelo fabricante por ocasião do registro do produto no órgão competente do Ministério da Saúde.

Os produtos de confeitaria, salgados, recheios, as carnes preparadas, os embutidos de carne e os pratos quentes, prontos para o consumo, devem ser conservados em ambiente de estufa de temperatura não inferior a 65°C. Os produtos de confeitaria, doces que contenham recheios ou coberturas, de fácil deterioração, devem ser conservados em ambiente refrigerado de temperatura não superior a 6°C.



O QUE SÃO ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS 

Alimentos não perecíveis são de fácil armazenamento, não sendo necessário ser guardado em congelador ou refrigeração, podendo ser mantido em temperatura ambiente, possuem uma data determinada de acordo com a sua fabricação, facilitam o manuseio dos produtos, são estocados em prateleiras de supermercado sem qualquer risco de perda, são eles: Milho, Macarrão, feijão, Soja, Arroz, Café, Sal, Fubá, Açúcar, Polvilho, cereais, farinha de trigo, óleo, leite em pó, bolachas, pipoca, achocolatado, gelatina em pó.......


sábado, 14 de julho de 2012

Consultoria Online Funciona?

Como funciona?

Você entra em contato via email ( boaspraticasrzb@hotmail.com )   contando seu problema ou dúvidas (aumento ou recuperação de vendas, renovação e programação de cardápios,  problemas com recrutamento e seleção de funcionários, layout, manual de boas práticas, plano de marketing, mídias sociais, crédito, finanças, etc).

Nós enviamos nosso formulário de briefing online para você preencher e nos enviar de volta para análise (com fotos se necessário).

Respondemos sua solicitação em até cinco dias úteis contendo:

Diagnóstico, plano de marketing e, se necessário: peças promocionais, confecção de sites, blog e/ou rede social com atualização diária.


Quanto custa?

A consulta preliminar custa R$ 50,00 (depósito em conta, quando enviaremos o briefing).

Demais serviços (peças promocionais, site, blog, redes sociais e atualizações) dependendo da necessidade, sob orçamento.


Consultores:


Restaurantes, Lanchonetes, Alimentos, Culinária:
Raquel Busato (boaspraticasrzb@hotmail.com)

Marketing e Vendas:
Eng Lorenzo Busato, atuou na: AmBev, ESSO, PIRELLI e Oi.

Financeiro e Farmácias:
Adm. Valdemir Nogueira, mais de 30 anos no ramo de farmácias.

Você que já conhece nosso ebook gratuito Marketing & Criatividade Casos Práticos agora pode colocar em prática suas idéias!!! ( baixe no www.gruposupera.com.br )

Clientes da consultoria online tem 50% de desconto em toda nossa linha de DVD Treinamentos Práticos para: Supermercados, Postos, Lojas de Móveis, Farmácias e Vitrinismo e ainda ganha um exemplar do livro Marketing & Criatividade Casos Práticos 2´Edição impresso em papel couché com 80 páginas e ainda mais exemplos práticos de como vender mais e melhor.

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Após a análise te responderemos se seu caso se enquadra na consultoria online do Grupo SUPERA.

Aproveite e leia o novo artigo: O Que é Marketing? no link

http://lorenzobusato.blogspot.com.br/2012/07/o-que-e-marketing.html

Boa semana a todos!
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