lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Alimentos que nos colocam em risco

 

Além da contaminação acidental e das doenças, ameaças ambientais, como os agrotóxicos, e alimentos transgênicos são servidos em nossos pratos, há ainda a melamina no leite, dioxina na mussarela ita­liana, vestígios de aditivos de gasolina na água engarrafa­da e em refrigerantes na França, doença da vaca louca, pandemia de gripe aviária... Um fato após o outro traz preocupação com os alimentos. Para acabar com as desconfiança e os medos, separando o que é V ou F, seguem a seguir conceitos e  pesquisas de especialistas:
Açúcar a ser evitado: Xarope de frutose e glicose
O xarope de frutose e glicose, na verdade, é um xarope de milho rico em frutose. Extraído do amido, é um adoçante potente e ainda mais barato do que o açúcar tradicional, tão usado em produtos industrializados. No entanto, de acordo com pesquisas americanas, ele aumenta o nível de triglicerídeos no sangue e estimula a obesidade. Nutricionistas não têm dúvidas ao proclamar que ele deve ser evitado. Muitas vezes encontramos nos rótulos  apenas como “xarope de glicose”. 

A fama nada doce dos adoçantes artificiais
Sacarina, acesulfame-k, ciclamato de sódio, aspartame: adoçantes artificiais têm gosto de açúcar, mas sem açúcar... São o segredo por trás dos alimentos rotulados como light e, com certeza, não estão acima de qualquer suspeita. Na verdade, os adoçantes são regularmente acusados de todo tipo de mal. Mas reduzem o conteúdo calórico e protegem contra as cáries, além de serem úteis para os diabéticos. Resumindo: os adoçantes permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros. 

Evite a todo custo: gordura hidrogenada
O Dr. Jean-Marie Bourre, especialista em gorduras e ex-diretor do Inserm, Instituto Nacional francês de Saúde Pública e Pesquisa Médica, é categórico: “Se um produto trouxer ‘gordura hidrogenada’ no rótulo, não compre!” Essas gorduras são obtidas a partir de um processo industrial para solidificar óleos, processo que cria ácidos graxos trans, perigosos para a saúde. Eles multiplicam o risco de doença cardiovascular e de câncer de mama.
No Brasil, não há regulamentação que limite o uso de gordura trans em alimentos. O que existe é a rotulagem nutricional obrigatória. Esta norma determina a declaração do valor energético e dos seguintes nutrientes nos rótulos dos alimentos produzidos e comercializados no país: carboidratos, proteínas, gorduras totais, saturadas e trans, fibra alimentar e sódio. 

Cheiro de Peixe
Os maiores peixes de água salgada, os que estão no topo da cadeia alimentar (atum, cação, peixe-espada etc.), podem estar contaminados por metais pesados, como o mercúrio: um dos alimentos mais saudáveis terá virado veneno?
“No Brasil, o risco de envenenamento por mercúrio como resultado do consumo de peixes é quase nulo, exceto para as populações ribeirinhas da região amazônica, que não têm opções de alimentação. Seria um absurdo abandonar os benefícios do peixe”, garante o professor Mauro Rebelo, do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ele ressalta os motivos da contaminação dos peixes na Amazônia, causada pela alta concentração do metal pesado no solo da região, mesmo 20 anos após o encerramento das atividades de garimpo de ouro na área. O mercúrio estaria contaminando os rios como efeito do desmatamento no local. “Para os habitantes daquela região da Amazônia, a única recomendação que fazemos é que grávidas e mulheres que amamentam tomem um cuidado maior ao consumir peixes, evitando, se possível, as espécies do topo da cadeia alimentar e de água doce, como tucunarés e jaús, que podem apresentar concentrações mais altas de contaminação pelo metal.” 

Guerra de palavras contra os alimentos transgênicos
A favor ou contra os alimentos transgênicos? Mesmo que o cultivo de variedades transgênicas seja um problema ambiental, os alimentos geneticamente modificados são perigosos? Até hoje, não há indícios de que esses alimentos tenham efeito prejudicial para a saúde humana. De acordo com a Anvisa, o decreto que regulamenta a rotulagem de alimentos contendo ou consistindo em organismos geneticamente modificados (OGMs) determina que produtos com mais de 1% de transgênicos são obri­gados a trazer essa informação no rótulo, o que facilita a escolha do consumidor. 

Pesticidas: abram espaço para os alimentos orgânicos
Para preservar as colheitas e proteger culturas mais propensas a pragas, os agricultores utilizam pesticidas que, em quantidades acima das recomendadas, são nocivos para o ser humano. Um levantamento feito pela Anvisa no início do ano revelou que alguns alimentos básicos da alimentação do brasileiro apresentaram altos índices de resíduos de agrotóxicos – o caso mais alarmante foi o pimentão, com contaminação em 65% das amostras. Isso não significa que devamos abrir mão das frutas e hortaliças para nos proteger dos agrotóxicos: basta escolher os produtos rotulados como “organicamente cultivados” ou então descascá-los. Estes também inspiram cuidados na hora da compra – procure saber a procedência e examine a embalagem para saber se o produto possui algum selo de certificação que ateste sua qualidade. 

Sal: amigo e inimigo
Em janeiro de 2008, Pierre Meneton, pesquisador do Inserm, compareceu a um tribunal de Paris para se defender de um processo movido pelos fabricantes de alimentos, que ele acusara de enganar o público a respeito dos riscos para a saúde ligados ao sal. Em março do mesmo ano, os juízes decidiram a seu favor. Agora o pesquisador pode alertar para os perigos de uma alimentação excessivamente rica em sal e para a prática dos fabricantes, que utilizam sal demais para melhorar o sabor dos produtos ou, graças à capacidade do sal de reter água, para lhes aumentar o peso. Deveríamos, então, jogar fora o saleiro?
Não. O sal que acrescentamos à comida fornece 10% a 20% da ingestão total e, além disso, contém iodo, essencial para o desenvolvimento mental das crianças. O sal usado pela indústria alimentícia, que não contém iodo, representa até 80% da nossa ingestão. O maior problema é que, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial, absorvemos o dobro da quantidade recomendada de sal em nossas refeições diárias. A solução é evitar os alimentos altamente industrializados. Quanto mais o alimento foi processado, mais contém sal. Mas não se esqueça de que, embora uma alimentação muito rica em sal leve à hipertensão arterial, o sódio é essencial para o organismo. 

Óleo de palma: um ecodesastre
Amplamente utilizado na fabricação de produtos alimentícios no Brasil, óleo de palma é indicado como substituto mais saudável e saboroso para outros óleos que contêm gordura trans. No entanto, mesmo com índice zero de gordura trans, o óleo de palma é pobre em ômega-3 e ômega-6 e rico em gorduras saturadas, que tendem a aumentar o nível do “mau colesterol” (LDL). Se possível, é melhor usar azeite de oliva, óleo de canola ou de girassol, que possuem um perfil nutricional mais saudável. E preste atenção aos rótulos para saber se o óleo de palma não entra na composição. Como está presente em quase todos os rótulos, é muito difícil evitá-lo. 

Melamina no leite: não aqui em casa!
Em setembro de 2008, o planeta todo ouviu falar da presença, no leite em pó chinês, de melamina – resina usada principalmente na fabricação de fórmica. Na China, dezenas de milhares de bebês foram hospitalizados com problemas renais depois de tomar o leite contaminado. Esse escândalo foi resultado de um golpe. Os fabricantes criminosos tinham acrescentado de propósito melamina ao leite, para parecer que ele era mais rico em proteínas. Felizmente, estamos livres dessa prática. Segundo a Anvisa, os alimentos contaminados nunca chegaram ao Brasil, pois não há empresa fabricante de produtos lácteos na China habilitada para o comércio desses produtos em território nacional. Por precaução, a Anvisa intensificou a fiscalização de entrada das cargas provenientes da China desde então. 

Ionização: comida irradiada?
Essa técnica de conservação consiste em tratar os alimentos com radiação para eliminar bactérias e parasitas, evitar o brotamento ou retarrdar o amadurecimennto. Os críticos da irradiação afirmam que ela reduz o valor nutritivo dos alimentos e aumenta o risco de câncer e de mutações genéticas. Por sua vez, todos os órgãos de vigilância sanitária do Brasil e a própria Organização Mundial da Saúde dizem que a técnica é segura e altera menos os nutrientes do alimento do que todas as outras técnicas de conservação.
No Brasil, a legislação sobre alimentos irradiados existe desde 1985, e sua produção é controlada de perto pelo governo e por centros de pesquisa acadêmica. Em Piracicaba, por exemplo, o Centro de Energia Nuclear para Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo, realiza pesquisas e presta serviço para as indústrias. O Instituto de Pesquisas Nucleares, também da USP, al&eaacute;m de fazer pesquisas na área possui uma frente de trabalho junto aoos produtores, mostrando os benefícios e as vantagens da irradiação de alimentos. Fique tranquilo: alimentos irradiados não são radioativos! 

Bom senso é o primeiro ingrediente para uma boa alimentação
Com senso de proporção e uma alimentação variada, com ênfase em produtos frescos, não só evitamos os riscos para a saúde como também fazemos um favor a nós mesmos. Como nos lembra o Ministério da Saúde em seu Guia da Alimentação Saudável: “Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes nas refeições diárias, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças.”

 http://www.selecoes.com.br


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cenoura todos os dias

A cenoura, não só purifica como também regula os desequilíbrios do organismo, sendo um dos melhores alimentos para eliminar toxinas. Até a  história de nossos avós de que ela faz bem aos olhos parece ser verdade.

Purificadora do fígado: A cenoura tem uma funçao  eficaz como purificadora do fígado (o órgão mais importante em termos de eliminação de toxinas), contribuindo para melhorar o funcionamento de todos os sistemas a ele associados. Fortalece e tonifica a função hepática, mas se for consumida em excesso torna a sua pele cor de laranja. 

O betacaroteno: Rica em betacaroteno, convertido pelo organismo em vitamina A, reforça o sistema imunitário, protege e fortalece os sistemas digestivo e respiratório, os dentes, ossos e cabelo. Possui ação cicatrizante em casos de problemas de pele, como eczemas, dermatites e acne. O suco de cenoura e maçã é ótimo para a pele. 

Prover energia: Libertados lentamente no corpo, os açúcares naturais da cenoura mantêm constantes os níveis de energia, ao contrário dos açúcares refinados, que fazem disparar esses níveis. Crua é mais eficaz. Em sopas é um tônico excelente para esgotamento físico.

Como fortificante: Por ser muito rica em vitamina C, cálcio e betacaroteno, a cenoura está na primeira linha de combate à doença e reforço da imunidade, sendo  benéfica para uma série de problemas, como: infecções respiratórias, problemas digestivos, úlceras,  para regular a menstruação ou aumentar o leite das mulheres que amamentam. A cenoura é também benéfica para o sangue, pois aumenta o número de glóbulos vermelhos e a hemoglobina e melhora a circulação. Crê-se que protege contra os problemas do coração e das artérias e, se comida todos os dias, reduz gradualmente o colesterol. 

Como escolher, guardar e usar
Escolha cenouras de cor viva e ainda com as folhas, que podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, em caldos, como recheios. Guard-as na geladeira. Lave muito bem e procure consumir com a casca. Mas o ideal é consumir crua.

Benefícios:
  • Podem reduzir o risco de tumores
  • Reforçam o sistema imunitário
  • Aliviam perturbações respiratórias e digestivas
  • Ajudam a cicatrizar úlceras
  • Fortalecem os dentes
  • São úteis para mães que amamentam
  • Fazem bem à pele
  • Purificam o fígado
  • São benéficas para o sangue, coração e circulação sanguínea
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...