lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vamos descontrair na cozinha?

Adoro cozinhar, mais ainda tendo a minha família por perto! E quando eles elogiam os pratos que faço, ganho o meu dia..... Não é que precise dos elogios, mas só o fato de saber que eles apreciaram algo feito com tanto amor e que os deixei felizes..... Uau!!!!!!
Gostamos  muito de jantar em Curitiba no " Bar do Alemão". Existe há muito, e frequentamos desde a época da faculdade. Isto já faz....... bem, alguns anos e anos.
Que delícia os pratos que eles servem. Assim, senti vontade de explorar e encontrei estes e muitos mais pratos da cozinha alemã.
Para os que são fãs não só de joelhos e linguiças, mas de outras maravilhas,  aproveitem as receitas!

 Almôndegas alemãs
Ingredientes:
2 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de vinagre
1 xícara de água
400 gramas de carne moída
200 gramas de lombo moído
50 gramas de bacon picado
4 fatias de pão de centeio
1 dente de alho picado
sal e pimenta do reino
óleo para fritura
1 cebola picada
1 ovo
Modo de preparar:
Colocar o bacon em uma frigideira e levar ao fogo baixo até o bacon estar crocante, acrescentar a cebola e o alho bem picados e refogar até a cebola estar macia. Retirar do fogo, escorrer o excesso de gordura e deixar esfriar. Colocar em uma tigela o vinagre e a água, acrescentar as fatias de pão. Em uma tigela, misturar os dois tipos de carne, a cebola e o bacon refogados, a salsinha, o ovo levemente batido e misturar bem, acrescentar sal e pimenta do reino. Escorrer as fatias de pão e espremer bem, misturar à massa de carne e amassar até obter uma mistura bem homogênea. Fazer bolinhas do tamanho de ping pong e fritar em abundante óleo quente. Escorrer em papel absorvente e servir com salada de batatas e mostarda.



Spätzle (massa alemã tipo gnocchi)
Ingredientes:
Massa:
¼ colher  de fermento em pó (opcional)
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino
½ colher (chá) de sal
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de água
pitada de noz-moscada
2 ovos graúdos

Molho:

1 colher (chá) de tomilho fresco
¼ xícara de farinha de rosca
150 gramas de cogumelos (opcional)
150 gramas de bacon
100 gramas de manteiga
sal e pimenta-do-reino
1 cebola pequena

Modo de preparar:
Colocar água para ferver em uma panela. Em uma tigela, acrescentar a farinha de trigo, o sal, pimenta-do-reino, noz moscada e fermento em pó (se estiver utilizando). Misturar bem os ingredientes secos. Em outra tigela, bater levemente os ovos com metade da água e acrescentar a mistura de farinha. Misturar e acrescentar a água restante aos poucos. (Deverá resultar em uma massa que não deve ficar firme demais, nem mole demais. Deverá ficar com uma consistência de pasta que não escorrer na tigela.) Cortar o bacon em cubos de 1 x 1 cm e colocar em uma frigideira ou panela rasa e grande. Dourar em fogo baixo e acrescentar a cebola picada grosseiramente. Refogar até a cebola começar a dourar, acrescentar os cogumelos cortados em laminas. Refogar até estarem macios, salpicando com o tomilho. Retirar o excesso de gordura da panela e acrescentar a manteiga. Assim que estiver derretida, salpicar o molho com a farinha de rosca e refogar até a farinha estar levemente dourada. Temperar com sal e pimenta-do-reino e reservar. Para cozinhar os spatzles, existem diversas maneiras. A tradicional é colocar um pouco da massa sobre a tábua de cozinha e, com a ajuda de uma espátula, espalhar a massa com uma espessura de ½ cm (como se estivesse passando massa corrida em uma parede). Colocar a ponta da tábua junto à borda da panela com água fervente e sempre molhando a espátula, ir jogando a massa em tiras para dentro da água fervente. Escorrer com uma peneira e acrescentar ao molho. Misturar e servir. Pode também colocar a massa em um espremedor de batatas com furos largos e ir pressionando sobre a água fervente, ou ainda, colocar a em um saco de confeiteiro com o bico de ½ cm e deixar cair pedaços de 4 a 6 cm na água fervente. 

 Böhmische Lendensteaks (Lombo à Boêmia)
Ingredientes:
4 colher (sopa) de creme de leite
2 colher (sopa) de farinha de trigo
4 bifes de lombo de porco
100 gramas de manteiga
um pouco de cominho
pimenta branca
1 dente de alho
sal
Modo de preparar:
Temperar os bifes com sal, cominho e pimenta. Deixar repousar ½ hora para tomar gosto. Depois fritar os bifes na manteiga em fogo forte durante 2 minutos de cada lado. Temperar os bifes, com um pouco de alho amassado. Colocar a farinha na gordura da fritura e regar a carne com o creme de leite. Deixar estufar tudo durante 10 minutos em fogo brando.

Filet Mignon ao Molho de Pimenta flambado
Ingrdintes:
4 colher (chá) de grãos de Pimenta preta
3 colher de creme de leite (Nata)
2 colher de óleo
1 dose de cognac (acima de 50% de álcool)
4 Filets de 150 gramas cada
1 pitada de Sal
Modo de preparar:
Secar os filés com um pano limpo. Ralar a pimenta bem grossa e temperar os filés. Esquentar o óleo numa frigedeira e fritar os files numa temperatura alta. Cada lado 2 minutos ou a gosto. Tirar os filés da frigideira. Colocar 3 colheres de água na frigedeira para soltar os restos da fritura. Tirar o molho. Colocar os filés de volta na frigideira. Colocar o molho encima. Aquecer o cognac numa colher encima do fogo. Acender o cognac e colocar, ardendo, sobre os filés. Mexer a frigideira durante o processo. Colocar os filés no Prato. Colocar a nata no molho e temperar a gosto com pimenta e sal. Servir na hora.

 Goulash
Ingredientes:
2 caldos de carne (diluídos em cerca de 500 ml de água quente)
sal e pimenta-do-reino à gosto
350 gramas pernil de porco
2 dentes de alho picados
1 batata grande
1 caixa de molho de tomate
15 gramas páprica doce
10 gramas páprica picante
1 pimentão verde picado
750 gramas alcatra
½ copo vinho tinto
azeite para refogar
5 cebolas picada
kümel
açúcar
Modo de preparar:
Numa panela, refogar bem as carnes. Juntar a cebola, o alho e o caldo de carne diluído. Misturar tudo muito bem, acrescentar um pouco de kumel e pimenta-do-reino. Juntar as Pápricas, o molho de tomate e as batatas cortadas em pedaços. Temperar com sal à gosto e uma pitada de açúcar (para tirar a acidez). Deixar ferver tampado, em fogo baixo, por 10 minutos. Desligar o fogo e deixar descansar 15 minutos. Repita esta operação 3 vezes. Na última vez, acrescentar o pimentão picado e o vinho tinto. Servir com arroz branco ou macarrão.

 Zwiebelkuchen (Torta de Cebola)
Ingredientes:

Massa:

um pouco de maragarina para a forma
25 gramas fermento fresco
60 gramas de margarina
1 pitada boa de açúcar
375 gramas de trigo
1 pitada de sal
1 ovo fresco
250 ml Leite

Recheio:

150 gramas de bacon de gordura média (da costela)
Pimenta preta (se possível em grãos ralados)
Um pouco de cominho em grãos
Um pouco nos-moscada
500 grama de nata
1 quilo de cebolas
4 Ovos
Modo de preparar:
Esfarelar o fermento no leite morno e acrescentar um pouco de açúcar e um pouco do trigo e misturar. Deixar a massa de lado por 10 minutos, num lugar sem ventilação e umidade, com um pano encima da tijela. Com o trigo restanto, fazer uma nova massa, acrescentar a pitada de sal, a margarina e o ovo e misturar bem até a massa se soltar da tijela. Colocar esta segunda massa, coberta por um pano, num lugar sem ventilação e sem umidade por 20 minutos. Esquentar o forno para a temperatura máxima. Cortar as cebolas em rodelas finas. Cortar o bacon em pequenos cubicos. Juntar numa panela e os refogar, adicionando o cominho, pimenta e nos moscada a gosto. Colocar um pouco de margarina numa forma redonda (de pizza). Colocar a massa esticada encima e fazer uma borda. Colocar os cebolas. Misturar os ovos com a nata e colocar tudo encima. Colocar a torta por aproximadamente 40 Minutos no Forno, até ficar marrom dourado. O Zwiebelkuchen é servida preferencialmente à noite sem necessidade de acompanhamento. 

 Salada de Alface Crespa
Ingredientes:
1 colher (café) de mostarda
2 colher (sopa) de vinagre
2 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
100 gramas de passas sem caroço
2 pés de alface crespa
2 maçãs picadas
2 gemas
Modo de preparar:
Cortar as alfaces em tirinhas e dividir em pratinhos. Picar a maçã e misturar com as pasas. Colocar no centro da alface. À parte misturar as maçãs e as passas, colocar no centro da alface. Reservar. Cozinhar as gemas e peneirar. Misturar os demais ingredientes formando um molho. Regar cada pratinho com este molho. Pode também ser servida numa saladeira.

 Torta Floresta Negra
Ingredientes:

Massa:

1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 colher (sopa) de chocolate em pó
6 colher (sopa) de farinha de trigo
8 colher (sopa) de açúcar
8 ovos

Recheio da Cobertura e Decoração:

2 colher (sopa) de kirsch (licor amargo de cerejas)
5 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
2 colher  (chá) de essência de baunilha
A calda das cerejas - 300 gramas de chocolate com leite (cobertura) em raspas
200 gramas de chocolate meio amargo em raspas finas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar a torta
1 litro de creme de leite fresco, gelado
200 gramas de cereja ao maraschino
Modo de preparar:

Massa:

Bater o açúcar com os ovos até obter uma gemada fofa e clara. A parte, peneirar a farinha, o chocolate, o fermento e adicionar a gemada sem bater, mexendo devagar de baixo para cima. Colocar na assadeira untada, com o fundo forrado com papel manteiga também untado. Leve ao forno preaquecido por 35 minutos a 180ºC. Desenformar frio.

Recheio e da Cobertura:

Bater o açúcar de confeiteiro com o creme de leite e a baunilha em ponto de chantilly. Reservar metade na geladeira. Com uma faca, fazer 2 pequenos cortes no sentido horizontal da massa. Pegar um fio de linha e passar no corte fazendo movimentos de "vai e vem" até cortar o bolo. Repetir a operação. Colocar um disco de massa na forma utilizada, borrifar com um pouco da calda já misturada com o kirsch (se não achar usar somente a calda das cerejas). Espalhar a metade do chantilly, colocar as cerejas picadas (reservar 16 inteiras) e o chocolate amargo. Colocar o outro disco de massa e repetir a operação. No final borrifar a massa com a calda e cobrir todo bolo com chantilly. Distribuir as raspas de chocolate sobre o bolo. Polvilhar com açúcar de confeiteiro e decorar com as cerejas. Mantenha na geladeira até servir. 

Fonte para as receitas: http://www.livrodereceitas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...