lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas de estocagem de alimentos e a segurança alimentar

Os locais destinados à estocagem devem estar rigorosamente limpos (lavados e desinfetados), sem resíduos de alimentos ou sujeira. Os materiais fora de uso (inclusive estrados) devem ser retirados das áreas de armazenamento, para evitar a presença de insetos, roedores e pássaros.
image
1 – Toda mercadoria deve ser retirada da embalagem secundária, como caixas de papelão ou sacos de papel.
2 – As embalagens de todos os produtos devem ter identificação. Caso contrário deverão ser colocadas etiquetas com as seguintes informações: nome, marca, fabricante, data de fabricação, prazo de validade, composição do produto e registro em órgão competente.
3 – Produtos descartáveis também devem ser mantido separados dos itens citados anteriormente.
4 – Devem estar afastados pelo menos 10 cm da parede e 60 cm do teto, para permitir a circulação de ar entre os alimentos.
5 – O empilhamento no estoque devem ser alinhado e em altura que não prejudique as características do produto. As pilhas devem ser organizadas em forma de cruz para favorecer a circulação de ar entre os produtos e evitar acidentes.
6 – Os alimentos industrializados (conservas, enlatados, etc) devem ser mantidos afastados dos grãos e cereais para evitar infestação por insetos.
7 – Os alimentos que tiverem suas embalagens abertas ou danificadas devem ser transferidos para recipientes adequados (de plástico), lavados e desinfetados, ou embalados em plástico transparente. Além disso, devem ser devidamente etiquetados com o nome do produto, fornecedor, datas de abertura e de validade. Após a troca de embalagem ou manipulação, a validade será de 30 dias.
8 – Produtos de fabricação mais antiga devem ser posicionados de forma a serem consumidos em primeiro lugar. A data de validade deve ser observada e nunca podem ser utilizados produtos vencidos.
9 – Os alimentos devem ser porcionados com utensílios exclusivos e higienizados. Após o porcionamento, as embalagens devem ser fechadas adequadamente.
10 – Os alimentos não devem ficar armazenados junto a produtos de limpeza, químicos ou de higiene.
11 – Não devem ser colocados diretamente no chão. Devem estar apoiados sobre estrados ou prateleiras das estantes (os estrados devem estar a 25 cm de altura do chão).
12 – Não se deve armazenar vidros de “cabeça para baixo”, porque favorece o aparecimento de ferrugem nas tampas.
13 – Não devem existir caixas de madeira ou papelão em nenhuma área do serviço de alimentação.

Portanto,  você se garante com o alimento que produz em seu Restaurante? Sabe o que é Segurança Alimentar?
Atualmente existem duas definições para o termo Segurança Alimentar: a primeira, segundo o Ministério da Saúde, compreende o “direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais (…)”.
Já a segunda definição está relacionada aos cuidados com os alimentos durante a manipulação, e afirma que segurança alimentar é preparar os alimentos sem que ofereçam perigo à saúde, ou seja, é produzir uma refeição com qualidade.
Para tanto é necessário evitar a contaminação do alimento pelos perigos, seja a presença de objetos e insetos, seja o contato com os produtos químicos em altas concentrações e também com os microrganismos –principalmente das bactérias patogênicas, que podem causar doenças-.
Em restaurantes comerciais e em cozinhas industriais é importante que todos os manipuladores de alimentos (inclusive garçons e funcionários da distribuição) saibam e entendam os cuidados necessários para evitar a contaminação:
- Selecionar e higienizar os alimentos com produtos adequados;
- Manter o ambiente, equipamentos e utensílios sempre limpos;
- Evitar o acesso de insetos e animais na área de produção;
- Ter higiene pessoal: lavar sempre as mãos, manter os cabelos protegidos, realizar exames médicos, usar o uniforme adequado, entre outros.
Uma grande dificuldade encontrada em muitos restaurantes é manter a equipe integrada e estimulada a seguir os cuidados acima citados, visto que são poucos os restaurantes que notam a importância de informar a cada colaborador o papel que exerce na produção.
Ou seja, para a cozinha funcionar perfeitamente e em harmonia é necessário que as funções sejam determinadas e a importância de cada setor repassada aos responsáveis. Este fato não impede de haver troca de atividades no dia a dia, mas com as funções claras, os objetivos e a segurança alimentar são atingidos com mais facilidade.
Cada vez mais se torna importante o trabalho conjunto do chef de cozinha com o profissional nutricionista, visto que se complementam: o chef está em constante busca da perfeição do prato elaborado, da harmonia entre os sabores e diversas sensações que podem proporcionar. Já o nutricionista busca a segurança alimentar, a eliminação dos perigos, o controle das preparações, as boas práticas, além da preservação dos nutrientes.
O intercâmbio de informações entre estes profissionais e a brigada da cozinha também é fundamental, para adaptar os conceitos a prática diária e sempre repassar experiências. Para tanto, a contratação dos funcionários adequados também é etapa relevante, como descrito no texto “Investindo no capital humano”
Todas as áreas do restaurante devem formar a equipe, com o sentido literal da palavra, que segundo o dicionário Houaiss consiste em “conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho”.
Com a equipe treinada, motivada e unida, a busca da Segurança Alimentar torna-se um caminho mais fácil de percorrer. Não deixe de consultar profissionais capacitados!

Fontes para este artigo: Mesa Brasil – SESC e Simone M. Zambroni é Nutricionista e Sócia-diretora da
Qualy Food Assessoria e Consultoria em Nutrição

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Parênteses



Assisti a uma palestra esta semana que foi deliciosa. Foi revigorante! Gostaria de compartilhar com vocês um texto que recebemos. Por isso decidi fazer uma pausa, só por hoje,  nos assuntos abordados até agora. Leiam, inclusive nas entrelinhas e espero que tenham, como eu tive, o "insight"de que não é 2013 que tem que ser diferente - eu tenho que ser diferente!




Não existem somente alimentos para o físico, precisamos, e muito, de alimentos para a alma. 
Por isso, não se abstenha da  "Nutrição com amor".


Pílulas da Auto-estima
Composição: glicose e corantes
Informações a usuário:
  • pense livremente
  • pratique a paciência
  • faça novos amigos
  • descubra os antigos
  • diga que você gosta deles
  • sinta profudamente
  • descarte preocupações
  • esqueça os problemas
  • perdoe  os inimigos
  • mantenha as promessas
  • sorria, mesmo que seja de si mesmo
  • cante, mesmo que seja só para você ouvir
  • olhe para o arco-iris e as estrelas
  • veja beleza em todo lugar
  • saboreie os momentos especiais
  • tente entender
  • chore quando precisar
  • confie na vida
  • tenha fé
  • sorria com o coração
  • espere
  • deseje
  • ame muito
  • veja o pôr do sol
  • ouça a chuva
  • conforte a que precise
  • seja educado sempre
  • confie em você mesmo
Indicações:
Este medicamento é indicado a pessoas que desejam ser felizes

Reações Adversas:
  • alegria
  • confiança
  • felicidade
  • seguranca
  • reaprender a viver em paz
Precauções:
As pessoas que fazem uso deste medicamento costumam a contagiar outras pessoas a ficar com auto-estima elevada e de bem com a vida.

Validade: 
Para toda a vida. Basta querer

Contra-indicado:
A pessoas que: não aceitam mudanças,  não querem ser felizes, não vêem graça em nada, reclamam de tudo, vivem carrancudos e sozinhos.

Posologia: 
Crianças, 1 comprimido após o café da manhã com 5 beijos e 10 abraços;
Adultos, tomar 1 comprimido por dia em jejum e em seguida agradeça a vida, a sua saúde, os familires e os amigos. Sorria todo dia para todos, beije e abrace quem seu coração optar, mesmo que seja com os olhos, que são as janelas da alma.

Superdose:
A superdose dixará a pessoa feliz por mais tempo.

Fabricante: 
Laboratório Amor  -  Responsável Felicidade.


Continuando com a sessão "Auto-estima e escolho Ser Feliz", deixo a vocês mais um texto.
 
Estou de dieta e evitando:
Pensamentos negativos
Pessoas destrutivas
O que me tira o riso largo
O que me perturba o sono
O que ofusca o brilho do meu olhar
O que me traz insegurança e aflição
O que “empanzina” meu caminho!

Em 1 mês:

Perderei 3Kg de Doenças
Ganharei 3Kg de qualidade de vida.
 
 
Para fechar este capítulo, uma  frase de efeito
Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, 
entre escolhas e consequências.
Fonte para este artigo: A vida...........
 
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...